Após virar tempestade tropical, Beryl volta a ganhar força ao chegar ao Texas

8 de julho de 2024
furacão Beryl
Spring Fire Department via FoxWeather

Furacão atingiu costa central do estado com chuvas severas e ventos fortes, matou pelo menos 1 pessoa e deixou 2,5 milhões de imóveis sem eletricidade.

Após deixar um rastro de destruição no Caribe e no México na semana passada, Beryl chegou aos Estados Unidos, atingindo a costa central do Texas nas primeiras horas de 2ª feira (8/7). Avaliado como tempestade tropical depois de perder força no território mexicano, Beryl voltou a ser classificado como furacão no caminho da costa estadunidense, informa o Metrópoles.

Mais de 2,5 milhões de imóveis no Texas ficaram sem eletricidade e pelo menos uma pessoa morreu com a chegada de Beryl, detalha a Bloomberg. A maioria das quedas de energia foi registrada em Houston e áreas ao sudeste, próximas ao local onde a tempestade atingiu a terra. A cidade enfrentava ameaças de tornados, rajadas de vento de até 129 km/h, até 200 milímetros de chuva e inundações que deixaram algumas das principais rodovias submersas.

Companhias aéreas dos EUA cancelaram 1.479 voos e outros 2.254 foram atrasados ​​até 12h33, horário do leste dos EUA, de acordo com o site de rastreamento de voos FlightAware, por causa do furacão, segundo a Reuters. Ainda de acordo com a Reuters, os maiores portos do Texas também interromperam suas operações e o tráfego de embarcações. Beryl se transformou no furacão de categoria 5 mais precocemente já registrado no Atlântico desde o começo dos registros pela Administração Atmosférica e Oceânica Nacional dos Estados Unidos (NOAA). Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, apenas em 2005 um furacão de categoria 5, o Emily, foi registrado no Atlântico em julho. Contudo, naquele ano, Emily atingiu esse nível de destruição no dia 17, enquanto Beryl atingiu tal patamar em 2 de julho. CNN, AP, NBC, Washington Post, Fox Weather, USA Today, g1, Poder 360, CNN e InfoMoney também repercutiram a chegada de Beryl aos EUA.

 

ClimaInfo, 9 de julho de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar