Brasil terá 1,4 milhão de carros elétricos em circulação em 2030, projeta consultoria

23 de julho de 2024
Brasil carros elétricos
InsideEVs

Segundo as projeções, três em dez veículos elétricos vendidos no Brasil até o final da década serão fabricados nacionalmente; marcas chinesas devem dominar o mercado.

Mesmo com os obstáculos políticos e econômicos, a eletrificação da frota automotiva brasileira deve seguir avançando a passos largos até 2030. De acordo com a Bright Consulting, o número de carros elétricos em circulação no país deve saltar dos 39,1 mil no final de 2023 para 1,4 milhão no final da década. Só neste ano, a expectativa é de que cerca de 200 mil veículos eletrificados sejam emplacados no Brasil, com 72 mil sendo 100% elétricos. 

“Esse volume crescerá ano a ano com a maior disponibilidade de modelos a preços mais acessíveis e os totalmente elétricos representarão 2,35% do parque circulante de veículos leves, estimados em 57 milhões de unidades para 2030”, destacou a consultoria.

Ainda assim, a projeção da Bright Consulting indica que a grande maioria da frota automotiva brasileira (87,5%) ainda será composta por veículos a combustão. “[Isso] demonstra que nossa dependência dos combustíveis líquidos fornecidos por postos de serviço durará ainda muito tempo”, observou a consultoria.

O crescimento esperado para o segmento elétrico deve privilegiar as montadoras chinesas, que já se encontram em uma posição bastante competitiva no mercado brasileiro. Para 2030, espera-se que essas marcas representem 55% da frota elétrica, com 65% das unidades vindas do exterior.

Mesmo os 35% produzidos localmente terão componentes de propulsão importados por conta da falta de escala para produção local dessa categoria de produtos. Consequentemente, a participação da indústria nacional na cadeia de suprimentos de carros elétricos ainda será restrita, limitando-se a itens mais comuns, como bancos, rodas, pneus, vidros, revestimentos e pintura.

Apesar desses desafios, como destacou o InsideEVs, o cenário apresenta oportunidades para a indústria brasileira, principalmente na produção de micro-híbridos. Esses modelos, que combinam motores elétricos com motores a combustão, possuem sistemas elétricos de 12V ou 48V, o que permite uma montagem mais fácil nas mesmas linhas de produção dos modelos a combustão. Outra vantagem é o custo mais baixo de baterias e motores-geradores nos micro-híbridos, o que deve baratear seu preço ao consumidor final.

O portal Metrópoles também abordou os principais pontos dessa análise.

 

ClimaInfo, 24 de julho de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar