
Mais de 148 mil hectares foram incinerados no norte da Califórnia; como no Canadá, velocidade do incêndio impressionou bombeiros, que correm para conter as chamas.
A Califórnia tenta conter um dos maiores incêndios florestais de sua história. O Park Fire, como foi batizado, consumiu mais de 148 mil hectares no norte do estado e surpreendeu as autoridades e os bombeiros pela rapidez com que avançou sobre as áreas florestais. Em apenas 72 horas, o incêndio já se consolidou como o sétimo maior da história californiana.
Segundo a CBS News, quatro condados foram afetados até o momento – Butte, Plumas, Shasta e Tehama. Mais de 100 construções foram destruídas e outros 4 mil edifícios continuam ameaçados pelo incêndio, que não causou nenhum ferimento ou fatalidade até agora.
As autoridades emitiram um alerta de evacuação na cidade de Paradise, palco do incêndio florestal mais mortal da história da Califórnia. Em 2018, o Camp Fire incinerou a maior parte da cidade e deixou 85 mortos. Para os sobreviventes do desastre de seis anos atrás, a volta do fogo é angustiante.
“Não quero que mais ninguém passe por isso. É a coisa mais traumatizante, assustadora e triste ver uma comunidade inteira em chamas e perder todos os seus bens pessoais”, relatou Ava Elsner, sobrevivente do Camp Fire, à CNN.
O clima quente e seco deste verão facilita a disseminação de focos de incêndio na porção oeste da América do Norte. De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, pelo menos quatro estados estavam sob “bandeira vermelha” de risco de fogo nesta 2ª feira (29/7) – Idaho, Montana, Utah e Wyoming – além de partes da Califórnia. A Associated Press deu mais detalhes.
Já no Canadá, outro incêndio que teve um crescimento rápido parece ter sido controlado. Na semana passada, o fogo consumiu o Parque Nacional Jasper, no sudoeste canadense, forçando a retirada de mais de 25 mil pessoas. Segundo a Reuters, a expectativa era de que os focos restantes fossem extintos ainda ontem. O incêndio destruiu cerca de 1/3 da cidade turística de Jasper.
Axios, Guardian, NBC News, NY Times e Washington Post, entre outros, deram mais informações sobre os incêndios na Califórnia e na costa oeste dos EUA.
ClimaInfo, 30 de julho de 2024.
Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.