Na Índia, deslizamentos após temporais deixam dezenas de mortos e desaparecidos

Índia deslizamento de terras
Reprodução vídeo DW

Centenas de casas foram arrastadas e destruídas por dois grandes deslizamentos de terra consecutivos no distrito de Wayanad, no estado de Kerala, no sul indiano.

O número de mortos por deslizamentos de terra no estado de Kerala, no sul da Índia, subiu para 166, e quase 200 pessoas ainda estavam desaparecidas até 4ª feira (31/7). Centenas de casas foram arrastadas e destruídas por dois grandes desbarrancamentos no distrito montanhoso de Wayanad na noite anterior.

Os deslizamentos ocorreram após o terreno íngreme ser atingido por cinco vezes mais chuva do que o normal, com algumas regiões relatando mais de 300 mm em 24 horas, segundo o Guardian. Vilarejos inteiros ficaram submersos, pois o grande volume de chuva fez com que o rio Eruvazhanji transbordasse e mudasse de curso, invadindo lugares onde centenas de pessoas dormiam em suas casas. Várias plantações de chá e cardamomo também foram devastadas.

As operações de resgate continuam. Mas as equipes agora enfrentam condições perigosas devido a fortes chuvas, falta de energia, pontes destruídas e estradas bloqueadas por árvores caídas, enquanto tentam alcançar os sobreviventes e determinar a extensão total do desastre, detalha a CNN.

O Exército indiano disse que resgatou mil pessoas e iniciou a construção de uma ponte alternativa depois que a via principal que conecta a área mais atingida pelo desastre, a cidade de Mundakkai, com a vizinha Chooralmala foi destruída. Mundakkai fica em uma área muito propensa a desastres, informa a Al Jazeera, mas o mar de lama chegou a Chooralmala, a 6 km de distância.

As enchentes mortais desencadeadas pelas fortes chuvas em Kerala foram as mais recentes de uma série de desastres climáticos que poderiam ter sido evitados com um planejamento melhor, segundo especialistas ouvidos pela Bloomberg. À medida que a Índia se esforça para modernizar suas regiões mais remotas, áreas ecologicamente frágeis como Wayanad estão se tornando cada vez mais propensas a um desenvolvimento não planejado, o que, segundo pesquisadores, aumenta sua vulnerabilidade a eventos extremos.

Reuters, BBC, DW, Washington Post, New York Times e Guardian também repercutiram a tragédia provocada pelos temporais no sul da Índia.

 

ClimaInfo, 1º de agosto de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.