Amazônia em chamas: fumaça das queimadas avança para o sul do Brasil

4 de agosto de 2024
focos queimadas Amazônia
Christian Braga / Greenpeace

Julho de 2024 foi o pior mês no Brasil em queimadas em 20 anos, e quase metade do total de focos foi registrada na Amazônia.

Um corredor de fumaça está se deslocando da região amazônica para o sul da América do Sul. Mais um resultado nefasto das queimadas que assolam não somente a Amazônia, como também o Pantanal.

A fumaça, que se origina de queimadas na Bolívia, no Centro-Oeste do Brasil e na região amazônica, alcança o Centro da Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul, informa o MetSul. As imagens de satélite mostram e confirmam que o corredor de fumaça alcançou o território gaúcho.

Julho de 2024 foi o pior mês de queimadas no Brasil em 20 anos, destaca o Um só planeta. Segundo dados do Programa BDQueimadas, do INPE, foram registrados 22.478 focos de calor no período, ficando atrás apenas de julho de 2005, quando foram registrados 30.235 focos. Foi a primeira vez desde 2005 que julho terminou com mais de 10 mil marcações. Na comparação com julho de 2023, foram 5.373 registros a mais e, com a média histórica iniciada em 1998, 5.873. E o pior cenário no mês passado foi na Amazônia, com 11.145 focos.

Os próximos meses são os que mais preocupam, pois o verão amazônico está apenas no início, lembra o Metrópoles. Além disso, o mês de agosto, na média histórica, costuma ser o segundo com mais incêndios na Amazônia, atrás apenas de setembro, quando ocorre o pico.

No mês passado, o Amazonas concentrou mais de 37% do total de focos de incêndio, com 4.072 – novo recorde para julho no estado. O anterior era de 2020, com 2.119. O Pará ficou logo atrás, com 29% do total (3.265 registros).

Não por coincidência, os dois estados são também os que tiveram mais alertas de desmatamento registrados no mês de julho pelo sistema DETER, do INPE: 182 mil km² (42%) e 115 mil km² (27%), respectivamente.

A escalada das queimadas na Amazônia também foram noticiados por Veja, InfoMoney, Congresso em foco, Folha, O Globo e g1.

 

ClimaInfo, 5 de agosto de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar