Desmatamento na Amazônia sobe em julho, mas cai quase 50% no acumulado anual

7 de agosto de 2024
Desmatamento Amazônia sobe julho cai anual
Léo Otero/MPI

Já o Cerrado continua em situação preocupante, registrando recorde de desmatamento entre agosto de 2023 e julho deste ano, com 7.015 alertas de desmate.

O acumulado de alertas de desmatamento na Amazônia foi de 4.314,76 km² – quase três vezes o tamanho da cidade de São Paulo – entre agosto de 2023 e julho de 2024, mostra o relatório anual do Sistema DETER, do INPE. Representa uma redução de 45,7% em relação à temporada anterior [agosto/22 a julho/23], quando os alertas totalizaram 7.952 km². É a maior queda proporcional já registrada para o período.

Em julho, porém, houve aumento do desmate no bioma, quebrando uma sequência de 15 meses de quedas sucessivas durante o governo Lula, informa a Carta Capital. A superfície devastada na Amazônia totalizou 666 km² no mês passado, um crescimento de 33% em comparação com os 500 km² registrados em julho de 2023.

Já no Cerrado, que vem registrando altas taxas de desmatamento desde o ano passado, os números do DETER/INPE mostram um panorama completamente diferente e que continua bastante preocupante. O bioma registrou um recorde de desmate nessa última temporada: 7.015 alertas de desmatamento, um aumento de 9% ante a temporada anterior (6.341 km²), destaca o g1.

O MATOPIBA – região de Cerrado nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – concentrou 75% da devastação no bioma. Dos quatro estados, somente a Bahia registrou queda (de 52,4%) de agosto de 2023 a julho de 2024. Houve aumento de 58,6% em Tocantins, de 31% no Maranhão e de 14,7% no Piauí.

Especialistas ouvidos pelo g1 explicam que o aumento do desmatamento no Cerrado tem várias causas. Áreas com Cadastro Ambiental Rural (CAR) lideram os alertas, por exemplo, mostrando que proprietários registrados também desmatam. A falta de reconhecimento das terras de Povos Tradicionais, com apenas 8% do bioma protegido, também agrava a situação.

“O Cerrado é atualmente a principal fronteira agrícola para a produção de commodities. A gente vê no bioma o avanço do cultivo de soja acompanhado pelo desmatamento, especialmente na região do MATOPIBA”, explica Bianca Nakamato, especialista de Conservação do WWF-Brasil.

Além disso, meses após o anúncio da sua retomada, o governo ainda não concluiu o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PPCerrado), ao contrário do plano da Amazônia (PPCDAm), já pronto e sendo realizado.

UOL, O Globo, R7 e O Povo também noticiaram os novos números do INPE.

 

 

__________

ClimaInfo, 8 de agosto de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar