Enquanto calor continua castigando o sul espanhol, tempestades na Grécia e nos Balcãs trazem risco de inundações e raios que podem desencadear mais incêndios florestais.
Na semana passada, centenas de pessoas foram evacuadas após inundações repentinas atingirem casas e acomodações turísticas nas Ilhas Baleares, na Espanha, com muitas áreas recebendo cerca de 100 mm de chuva em 24 horas. Além das tempestades, as ilhas sofreram com granizo e ventos fortes.
A cidade de Sóller, em Mallorca, registrou o maior total de 24 horas, com 114 mm, dos quais 68 mm em apenas uma hora, e 19 mm em 10 minutos. Ventos de até 100 km/h causaram danos a telhados e árvores e agitaram o mar. Um pescador teve que ser resgatado pela guarda costeira, enquanto várias embarcações menores afundaram e dois iates colidiram, informa o Guardian.
Os temporais ocorrem em meio a mais uma onda de calor que “torra” a Espanha, classificada como irreconhecível no El País. “O país está secando. A sucessão de ondas de calor é um sintoma claro do aquecimento global que está afetando a terra que conhecemos. É por isso que é urgente gerenciar essa herança custosa”, diz o texto de Miguel Ángel Criado.
A crise climática não afeta apenas a Espanha. Tempestades na Grécia e nos Bálcãs trazem riscos de inundações e raios que podem desencadear mais incêndios na região já castigada pelo fogo, destaca a Bloomberg. Fogo que já tinha destruído 3.000 hectares de floresta na ilha da Madeira, em Portugal, segundo a Reuters.
Temporais estavam previstos na 3ª feira (20/8) para todo o Mediterrâneo, de Corfu à Sicília, onde um iate de luxo afundou na costa após ser atingido por uma tromba d’água incomum, informa a Bloomberg. Fortes chuvas também atingiram a Áustria, informa o Independent.
Em tempo: Nos Estados Unidos, mais de 100 pessoas foram atendidas por doenças relacionadas ao calor durante um show aéreo no Colorado no sábado (17/8). Os participantes descreveram a falta de sombra e água gratuita no local do festival, enquanto as temperaturas subiam para 36°C. O departamento de bombeiros de Colorado Springs disse que aqueles que passaram mal tinham sintomas de desidratação, exaustão pelo calor e insolação, informam Guardian, AP e CNN.
__________
ClimaInfo, 21 de agosto de 2024.
Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.