Energia solar ultrapassa a marca de 46 GW de capacidade instalada no Brasil

Energia solar 46 GW capacidade instalada Brasil
Jinko/Divulgação

Mais de 4 milhões de imóveis já estão sendo abastecidos pela geração própria solar em telhados, fachadas e pequenos terrenos; as residências lideram o uso.

A geração de energia solar ultrapassou a marca de 46 gigawatts (GW) de potência instalada em todo o país. Somente neste ano foram instalados mais de 9 GW fotovoltaicos, somando os segmentos de geração centralizada [projetos contratados em leilões do governo] e distribuída [produção de eletricidade pelo consumidor]. A fonte já representa 19,4% da matriz elétrica brasileira.

Na geração distribuída [GD] já são mais de 4 milhões de unidades consumidoras abastecidas por painéis solares instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos, destaca Míriam Leitão n’O Globo. Apenas em julho houve a instalação de novos 100.000 sistemas nessa modalidade, que totaliza 31 GW de capacidade instalada, destaca o Jornal do Comércio.

De acordo com a ABSOLAR, as residências lideram o uso da tecnologia na GD, com mais de 2,8 milhões de imóveis abastecidos – 70% do total de unidades consumidoras. O segmento é seguido pelos estabelecimentos comerciais e de serviços, com mais de 674,4 mil locais (16,8%). Logo depois vêm propriedades rurais, com 410,4 mil (10,2%), indústrias, com 97,4 mil (2,4%), e prédios do poder público, com 12,1 mil (0,5%). Os demais tipos de consumidores, como serviços públicos e iluminação pública, somam cerca de 1,7 mil (0,1%).

Um outro indicativo de expansão é a plataforma Meu Financiamento Solar, especializada em financiamento para projetos de energia solar. Segundo o Portal Solar, o volume de recursos cresceu 41% no 2º trimestre do ano em comparação com igual período de 2023. A maior parte do crédito liberado foi destinada a projetos de residências e empresas no estado de São Paulo. Logo depois vem Pará, Bahia, Mato Grosso e Pernambuco.

Segundo a ABSOLAR, o setor fotovoltaico nacional já atraiu mais de R$ 214,9 bilhões em investimentos, gerou mais de 1,38 milhão de empregos no país e evitou a emissão de 55,6 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade, informa o Canal Solar. Os negócios no setor fotovoltaico também garantiram mais de R$ 66 bilhões em arrecadação aos cofres públicos.

 

 

__________

ClimaInfo, 21 de agosto de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.