Polícia prende suspeitos por morte de líder indígena na Bahia

20 de agosto de 2024
Polícia prende suspeitos morte líder indígena Bahia
Reprodução / Midia Ninja

A Polícia Civil da Bahia prendeu oito pessoas suspeitas de envolvimento na morte do indígena Lucas Kariri-Sapuyá em dezembro de 2023, em Itaju do Colônia.

Depois de meses de investigação, a Polícia Civil da Bahia prendeu na última 2ª feira (19/8) oito pessoas suspeitas da morte do líder indígena Lucas Santos de Oliveira, também conhecido como Lucas Kariri-Sapuyá. Ele era cacique de uma aldeia Pataxó Hã-Hã-Hãe e um dos coordenadores do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (MUPOIBA).

O crime ocorreu em dezembro de 2023, quando a vítima foi alvejada por dois homens armados enquanto passava pela estrada que dava acesso à comunidade em que vivia, no município de Itaju do Colônia. De acordo com a Polícia Civil baiana, os suspeitos foram localizados após um trabalho tático e de inteligência que envolveu cerca de 200 agentes. Foram executados 27 mandados de prisão, busca e apreensão, que também resultaram na captura de duas armas de fogo e munição, 11 celulares, pacotes de drogas e uma balança de precisão. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados.

Uma das principais frentes de atuação do líder indígena era em defesa da Terra Caramuru-Catarina Paraguassu, que possui um longo histórico de conflitos fundiários entre indígenas e fazendeiros da região sul da Bahia.

Os investigadores não confirmaram as possíveis motivações para o crime, mas representantes indígenas acusam pistoleiros a mando de fazendeiros locais como responsáveis pela morte de Lucas Kariri-Sapuyá. As tensões se intensificaram desde o ano passado por conta de embates entre fazendeiros e indígenas pelo controle de fazendas dentro do território indígena.

Em janeiro, uma ação ilegal de retomada de uma fazenda dentro da reserva resultou na morte da líder indígena Maria de Fátima Muniz, a Nega Pataxó. O suspeito, um homem de 19 anos que seria filho de um dos fazendeiros, foi preso em flagrante. A ação teria sido orquestrada pelo grupo miliciano “Invasão Zero”, que também está envolvido com episódios de violência contra indígenas em outros estados.

A Tarde, CNN Brasil, Folha e g1, entre outros, repercutiram as prisões dos suspeitos pela morte de Lucas Kariri-Sapuyá na Bahia.

Em tempo: O ministro Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) instituiu uma sala de situação para acompanhar as ações de segurança na região da Terra Indígena Panambi-Lagoa Rica, no Mato Grosso do Sul. A região foi tomada por episódios de violência contra indígenas no último mês, o que forçou o retorno da Força Nacional de Segurança Pública. De acordo com a CNN Brasil, o governo federal também trabalha junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para destravar o processo de demarcação do território, prejudicado pelo inconstitucional marco temporal, aprovado para restringir os Direitos dos Indígenas às suas terras ancestrais. Correio Braziliense e Valor também abordaram a notícia.

 

 

__________

ClimaInfo, 21 de agosto de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar