Seca faz rio Negro atingir nível crítico, e Solimões tem menor cota para agosto da história

20 de agosto de 2024
Seca rio Negro nível crítico Solimões menor cota
Reprodução Instagram

Imagem de ribeirinho salvando boto em leito seco do rio Madeira viraliza e revive trauma da estiagem de 2023, que pode ser pior este ano.

Um vídeo que viralizou nas redes sociais escancara a gravidade da seca na Amazônia. Nele, um ribeirinho está com um boto nos braços. O animal ficou encalhado em um banco de areia no leito seco do rio Madeira, e o homem corria para levá-lo para um trecho ainda cheio do rio, mostra o Portal do Holanda. Inevitável não lembrar dos mais de 100 botos mortos no lago Tefé, no rio Solimões, pela estiagem extrema e o superaquecimento da água em 2023.

Assim como ocorreu em 2023, a estiagem chegou antes do tempo habitual, afetando comunidades e a vida selvagem. E tudo indica que a tragédia será mesmo pior neste ano. Somente no Amazonas, 20 municípios estão em situação de emergência por conta da seca, informam CBN, A Crítica e Amazonas Atual, com 27 mil famílias afetadas – 111.959 mil pessoas, segundo a Defesa Civil do estado.

No domingo (18/8), o Solimões atingiu, em Tabatinga (AM), uma cota de 2 centímetros, a menor para o mês de agosto desde o início das medições. Antes disso, o nível mais baixo já registrado havia sido de 8 centímetros em 2005, lembra o Poder 360. Para se ter uma ideia da gravidade deste recorde, a média para o mês é de 4,45 metros, segundo o Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológico (SipamHidro).

Na 2ª feira (19/8), o rio Negro atingiu um nível crítico de vazante em Manaus, com 22,76 metros, informou a Defesa Civil do Amazonas. Dados do Porto de Manaus mostram que, só em agosto, o rio caiu 2,42 metros, totalizando uma redução de 4,09 metros desde o início da vazante. A situação é a mesma nas bacias do Alto Solimões, Médio Solimões e Médio Amazonas. Todas, segundo a Defesa Civil, estão em nível crítico de vazante, relata o g1.

Em julho, por causa das previsões de temperatura acima e das chuvas abaixo da média, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) e o governo do Amazonas alertaram para a possibilidade de seca severa na região. O pico da vazante ainda é esperado para outubro, tanto no Solimões, como nos rios Negro e Amazonas.

 

 

__________

ClimaInfo, 21 de agosto de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar