China sinaliza impulso às energias renováveis depois de brecar novas permissões a carvão

26 de agosto de 2024
China energias renováveis brecar permissões carvão
Pexels

Emissão de licenças para novas usinas termelétricas a carvão na China caiu 83% no 1o semestre de 2024 em relação ao mesmo período no ano passado. 

O boom de novos projetos termelétricos a carvão na China pode estar chegando ao seu final. Depois de retomar a emissão de licenças para usinas a carvão, na esteira da pandemia de COVID-19, o governo de Pequim diminuiu consideravelmente o número de licenças emitidas no 1o semestre de 2024 para novas usinas termelétricas a carvão.

De acordo com um relatório do Centre for Research on Energy and Clean Air (CREA) e do Global Energy Monitor (GEM), após autorizar mais de 200 GW de nova energia a carvão entre 2022 e 2023, a China deu sinal verde a apenas 12 novos projetos nos seis primeiros meses deste ano, que somam apenas 9 GW, 83% a menos do que o registrado no mesmo período em 2023, quando foram licenciados.

Ao mesmo tempo em que sinaliza um freio à expansão termelétrica a carvão, a China segue ampliando sua capacidade de geração por fontes eólica e solar. Desde 2023, os chineses adicionaram mais de 400 GW de nova energia nessas fontes renováveis, o que ajudou a reduzir a geração de energia a carvão da China em 7% de junho de 2023 a junho de 2024.

Esse panorama foi corroborado por outra análise, divulgada pelo Greenpeace do Leste Asiático. De acordo com a entidade, além de uma redução significativa nas permissões para novos projetos a carvão, a capacidade eólica e solar combinada instalada no país até junho passado (38,41%) superou pela primeira vez a capacidade do parque carvoeiro (38,08%). De toda a nova capacidade conectada à rede nos seis primeiros meses de 2024, as fontes eólica e solar representaram 84,5% de toda a nova capacidade instalada.

Mas o impacto da explosão da geração termelétrica a carvão dos últimos anos seguirá sendo um desafio para os objetivos climáticos da China. A análise do CREA/GEM indicou que os chineses iniciaram a instalação de mais de 41 GW de projetos de carvão no 1o semestre de 2024, quase igualando o total que começou a ser construído durante todo o ano de 2020 e representando mais de 90% das novas atividades globais de construção de projetos a carvão.

Além disso, a meta do governo de colocar 80 GW de capacidade a carvão implementada ainda em 2024 indica um aumento potencial nas conclusões de projetos no 2o semestre do ano.

Associated Press, Bloomberg, Guardian e Reuters repercutiram as análises sobre o panorama energético chinês em 2024.

 

 

__________

ClimaInfo, 27 de agosto de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar