Garimpo entra na disputa eleitoral em “cidades do ouro” na Amazônia

26 de agosto de 2024
Garimpo disputa eleitoral cidades do ouro Amazônia
Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Os garimpeiros disputam cargos de prefeito e vereador na Amazônia como caminho para obter legitimidade política local e fortalecer articulações pró-garimpo em Brasília.

As eleições municipais de 2024 consolidaram um quadro que vinha se desenhando nas últimas disputas locais na Amazônia: a presença significativa de representantes do garimpo entre os candidatos a vereador e prefeito. Um levantamento publicado pelo Metrópoles identificou ao menos 58 candidatos que se dizem abertamente garimpeiros, a maior parte em municípios da Amazônia Legal.

A presença garimpeira entre os candidatos é mais forte em cidades onde a atividade ilegal é mais intensa. Em Jacareacanga (PA), uma das principais áreas de exploração garimpeira da Amazônia, a categoria tem uma chapa de candidatos a prefeito e vice-prefeito, além de cinco candidatos à Câmara Municipal. Em Curionópolis (PA), na região de Serra Pelada, um garimpeiro é candidato a prefeito e outro a vereador.

O Pará concentra a maioria dos candidatos garimpeiros nas eleições deste ano. Para especialistas, isso não é acidental: diferentemente de outros estados, o Pará é o único onde o ato de licenciamento ambiental para concessão da permissão de lavra garimpeira é de responsabilidade das prefeituras.

“São as secretarias municipais do meio ambiente dos municípios onde estão localizadas as lavras garimpeiras que emitem a concessão do licenciamento, que deve abranger o planejamento, a instalação e a operação do garimpo”, explicou o Fórum Brasileiro de Segurança Pública em relatório de março passado sobre a situação do garimpo na Amazônia.

Além de garimpeiros, setores mais retrógrados do agronegócio também entraram em campo na disputa municipal deste ano. A Repórter Brasil trouxe alguns casos de candidatos a prefeito e vereador no Pará que estão sendo investigados por conexões com a tentativa de golpe de estado de 08 de janeiro de 2021 em Brasília, que resultou na depredação do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal.

Em tempo: Ainda sobre as eleições, a Agência Pública estimou o patrimônio de lideranças evangélicas que estão se candidatando para a votação de outubro. Ao todo, os mais de 7 mil candidatos somam R$ 826 milhões em riquezas, com 98 deles declarando bens acima de R$ 1 milhão. Alguns desses nomes têm ficha corrida de multas ambientais e processos judiciais relacionados a crimes contra o meio ambiente. Destacam-se também candidatos com patrimônio relacionado ao agronegócio.

 

 

__________

ClimaInfo, 27 de agosto de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar