Incêndios florestais tornam Canadá um dos maiores emissores de carbono do mundo em 2023

29 de agosto de 2024
Canadá incêndios florestais
Jasper National Park, Parks Canada @JasperNP

O país fechou 2023 como o 4º maior emissor de gases de dióxido de carbono, empurrado pelos megaincêndios que atingiram a região sudoeste no verão.

Os incêndios florestais que assolaram o Canadá no verão de 2023 colocaram o país no rol dos maiores emissores globais de gases de efeito estufa no último ano. Estimativas do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da agência espacial norte-americana (NASA) indicam que os episódios de fogo liberaram cerca de 640 milhões de toneladas de carbono na atmosfera. O estudo foi publicado na revista Nature.

De forma comparada, os incêndios no país norte-americano emitiram mais gases de efeito estufa do que o consumo de energia fóssil na Rússia (480 milhões de toneladas métricas) e no Japão (291 milhões de toneladas métricas). Apenas China, Estados Unidos e Índia produziram mais emissões de carbono derivada de combustíveis fósseis do que os incêndios canadenses.

O evento ocorreu em condições climáticas anormais em sua região sudoeste, no verão mais quente e seco já registrado no país desde pelo menos 1980. A área queimada no ano passado – cerca de 18 milhões de hectares – foi mais de oito vezes superior à média dos últimos 40 anos e representou 5% de toda a extensão florestal canadense. O que preocupa os cientistas responsáveis pelo estudo não é apenas o impacto dos incêndios no ano passado, mas a perspectiva de que essas condições climáticas se tornem o “novo normal” em meados deste século.

“Alguns modelos climáticos projetam que as temperaturas que vivenciamos no ano passado se tornarão a norma por volta de 2050. O aquecimento, juntamente com a falta de umidade, provavelmente desencadeará atividades de incêndios no futuro”, afirmou Brendan Byrne, cientista do JPL/NASA e autor principal do estudo.

Os principais pontos do estudo foram destacados por Guardian, NBC News, NY Times e Reuters, entre outros veículos.

Em tempo: O fogo segue causando problemas nos Balcãs, no sudeste da Europa. De acordo com a Euronews, bombeiros conseguiram conter um grande incêndio florestal nos arredores de Split, a segunda maior cidade da Croácia. De acordo com as autoridades locais, cerca de 700 hectares de vegetação foram queimados. Já a AFP destacou a apreensão em Atenas, na Grécia, que sofreu no começo do mês com um incêndio que forçou a retirada de moradores em uma área ao norte. A cada temporada de fogo, as chamas se aproximam perigosamente da cidade, lar de mais de 3 milhões de pessoas.

 

ClimaInfo, 30 de agosto de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar