Onda de calor: Brasil será um dos lugares mais quentes do planeta nesta semana

9 de setembro de 2024
Onda de calor Brasil lugar mais quentes planeta
Tomaz Silva/Agência Brasil

Calor excessivo castiga o país e tende a aumentar nesta semana com as marcas extremas se estendendo desde a Amazônia até os estados do sul.

A semana começa com a onda de calor que já atingia parte do território brasileiro nos últimos dias em plena ascensão. Os modelos da Meteored prevêem termômetros chegando aos 43°C nesta 4ª e 5ª feiras (11 e 12/9) entre o norte do Mato Grosso do Sul e o sul do Mato Grosso – justamente na região onde está o Pantanal, já castigado por calor, seca e incêndios.

Com o calor extremo, o Brasil será a região mais quente do Hemisfério Sul nestes dias. Nosso país ficará à frente dos desertos no noroeste da Austrália, que deverão ter temperaturas 5°C mais baixas que aqui. No ranking global, o Brasil será o 3º lugar mais quente do planeta, atrás de dois locais onde o calor extremo é mundialmente famoso: os desertos da Arábia e ao sul da Califórnia.

Além de calor intenso, a massa de ar extremamente seco e quente que cobre a maior parte do país também provoca baixíssima umidade, lembra o MetSul. Valores de umidade relativa do ar entre 10 e 20% têm sido generalizados no Centro-Oeste e no Sudeste, com muitas cidades caindo abaixo de 10% durante a tarde, em padrão que se assemelha ao de um deserto. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), níveis de umidade relativa do ar abaixo de 20% são considerados uma situação de emergência, destaca O Globo. Ou seja, mais um risco para a saúde.

A estiagem muito prolongada, com grande número de municípios sem chuva há quatro meses ou mais, e o solo a cada vez mais seco acabam por criar um ciclo que piora a cada dia e se retroalimenta. Um solo mais seco favorece maior aquecimento, o que reduz ainda mais a umidade tanto do solo quanto também do ar. Tal cenário também impulsiona o fogo.

CNN, Poder 360 e SBT também noticiaram o calor extremo no país nesta semana.

 

 

__________

ClimaInfo, 10 de setembro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar