Clima extremo: tempestades matam mais de 1.000 no oeste e no centro da África

16 de setembro de 2024
tempestades África
KAMAL IG/Unsplash

Na Nigéria, estado de Borno foi duramente atingido, com a água cortando o acesso a hospitais e mercados e destruindo pontes na cidade de Maiduguri.

Inundações causadas por chuvas intensas devastaram cidades e vilarejos em toda a África Ocidental e Central nos últimos dias, deixando mais de 1.000 mortos e centenas de milhares de casas destruídas. Até 4 milhões de pessoas foram afetadas pelas enchentes, e quase 1 milhão foram forçadas a abandonar suas casas, de acordo com agências humanitárias.

O número exato de mortes é difícil de contabilizar, dada a escala do desastre, e os números oficialmente reportados não estão atualizados, explica o New York Times. Na Nigéria, as autoridades disseram que pelo menos 200 pessoas morreram, mas isso foi antes das inundações atingirem a cidade de Maiduguri, no estado de Borno, o que acrescentou pelo menos 30 mortes a esse total. No Níger, mais de 265 mortes foram relatadas. No Chade, 487 pessoas perderam a vida até semana passada. E no Mali, que enfrenta suas piores inundações desde a década de 1960, 55 pessoas morreram. E mais chuvas são esperadas para esta semana, lembra a Bloomberg.

Em Camarões, chuvas intensas e incessantes atingiram Mayo Danay, no extremo norte do país, com a cidade de Yagoua sofrendo o maior impacto do temporal sem precedentes. Os danos são extensos, informa a Africa News, com relatos indicando pelo menos 10 mortes, bairros inteiros submersos, 185 escolas primárias e 13 escolas secundárias inundadas, além da perda de mais de 1.100 animais de criação.

O colapso da Barragem de Alau, no norte da Nigéria, intensificou as enchentes em andamento na África Ocidental e Central. A barragem, localizada a 20 km de Maiduguri, se rompeu após semanas de chuvas intensas, destaca a Africa News. Com as inundações, cerca de 300 prisioneiros fugiram de um presídio na cidade, relatam BBC, CNN e Reuters. E os habitantes do estado de Borno, o mais atingido pelas enchentes, têm dificuldade de obter assistência médica, informa a Reuters.

Em tempo: Chuvas extremas também provocaram mortes e destruição na Europa Central e do Leste, informam BBC, Bloomberg, Guardian, AP, Reuters, DW e Al Jazeera. A tempestade Boris provocou enchentes que causaram pelo menos seis mortes na Romênia, além de uma morte na Áustria e outra na Polônia, detalha a DW. Autoridades na República Tcheca disseram que 4 pessoas estão desaparecidas. Milhares de pessoas foram forçadas a fugir com a elevação dos níveis de água, que destruíram casas e propriedades.

 

ClimaInfo, 17 setembro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar