Brasil em chamas: governo edita MP liberando crédito suplementar de R$ 514 milhões para combater incêndios

17 de setembro de 2024
governo MP crédito suplementar 514 milhões combater incêndios
Ricardo Stuckert/PR

“A gente não estava 100% preparado para cuidar desse tipo de coisa”, admitiu Lula em reunião com presidentes da Câmara, do Senado e do STF.

Com a autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal – Flávio Dino – para a emissão de créditos extraordinários fora da meta fiscal até o fim do ano exclusivamente para o combate aos incêndios, o governo, enfim, vai editar uma medida provisória (MP) para liberar recursos e fortalecer as ações contra o fogo. O valor do crédito suplementar é de R$ 514 milhões.

A edição da MP e o valor do crédito foram anunciados pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. Os recursos deverão ser distribuídos em diversas pastas e usados para compra de equipamentos e outras medidas de combate às chamas.

No final da tarde de 3ª feira (17/9), o presidente Lula se reuniu com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e do STF, Luís Roberto Barroso. No encontro, onde também estavam Rui Costa, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e outros ministros, Lula admitiu que o governo não estava preparado para os incêndios que atingiram várias regiões do país, e principalmente a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal.

“O dado concreto é que hoje no Brasil a gente não estava 100% preparado para cuidar disso. O que estamos percebendo, depois do Vale do Taquari, é que a Natureza resolveu mostrar suas garras”, disse o presidente, em referência às enchentes no Rio Grande do Sul, destaca a Folha. Mas avisos de cientistas de que tanto tempestades quanto secas que facilitam as chamas se tornariam mais frequentes e intensos por causa das mudanças climáticas não faltaram.

Lula também disse que há fortes indícios de que parte dos incêndios são criminosos. Sem citar nomes, o presidente cogitou a possibilidade dos incêndios serem “políticos”, informa a CNN. “A gente não sabe, não pode acusar, mas há suspeita”, disse.

Nada, de fato, pode ser descartado e, por isso, é tão importante que a Polícia Federal e as polícias estaduais investiguem a origem dos incêndios e seus possíveis causadores. Mas a verdade é que o governo não só não estava preparado como também demorou a agir diante da gravidade das chamas. E também não chamou à responsabilidade outros agentes públicos, como o Congresso e os governadores (e alguns de seus próprios ministros). Resultado: além da vegetação, a imagem do governo também ficou chamuscada.

Agora Lula tenta correr atrás do prejuízo. Na 2ª feira (16/9), fez uma reunião com ministros e representantes do IBAMA e do ICMBio para tratar de emergência climática, informa O Tempo. Logo depois anunciou o encontro com os chefes dos outros poderes para tratar do tema e também do aumento das penas para quem promover incêndios criminosos. E articula uma reunião com governadores que deve ocorrer ainda esta semana.

Tudo isso sob a intensa fumaça que desde anteontem toma conta do Distrito Federal, resultante de mais um incêndio na área da capital federal. Desta vez o fogo castigou o Parque Nacional de Brasília, a cerca de 10 km do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e da sede do STF, mostram g1 e R7.

Coincidentemente ou não, o ministro Dias Toffoli, do STF, foi internado com quadro de broncopneumonia, informa o Valor. Segundo o boletim médico emitido pelo Hospital DF Star, em que o magistrado encontra-se hospitalizado, o ministro está “estável, respirando espontaneamente e sem previsão de alta”.

 

 

__________

ClimaInfo, 18 de setembro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar