
A tempestade deve chegar à costa norte-americana como furacão de categoria 4, o mais potente desta temporada, impulsionado por águas quentes do Golfo do México.
A Flórida e outros estados do sul dos EUA se preparam para a chegada do furacão Helene, esperada para a noite desta 5a feira (26/9) e madrugada de 6a feira (27). A tempestade deve tocar o continente como um furacão de categoria 4, o mais forte da temporada 2024, e despejar um grande volume de chuva, com risco de inundações catastróficas.
Como o Guardian destacou, grande parte da força crescente do furacão Helene é decorrente das águas quentes do Golfo do México, que atingiram temperaturas altas sem precedentes nos últimos meses. A água quente potencializa a intensidade da tempestade em termos de força dos ventos e volume de chuva.
Nesta 5a feira, antes de chegar à porção noroeste da Flórida, o Helene foi elevado a furacão de categorias 3, com ventos máximos sustentados de quase 175 km/h e ventos com força de furacão se estendendo até 95 km para fora do centro da tempestade.
Os ventos de Helene podem gerar ondas de até 6 metros de altura em algumas áreas do chamado Panhandle da Flórida. Grande parte do estado norte-americano está em situação de emergência por conta da possibilidade de inundações. Além da Flórida, a Georgia e as Carolinas do Norte e do Sul também estão no caminho da tempestade e se preparam para eventuais impactos.
A aproximação de Helene da costa sul dos EUA foi amplamente acompanhada pela imprensa, com destaques em Associated Press, BBC, Bloomberg, CBS News, CNN, NY Times, Reuters e Washington Post.
ClimaInfo, 27 setembro de 2024.
Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.