Mudanças climáticas dobram chances de chuvas extremas na Europa

27 de setembro de 2024
clima extremo Europa
Reprodução video apnews.com

Crise do clima e alta exposição aumentaram custos, mortes e interrupção dos meios de subsistência devido a inundações associadas a chuvas extremas na Europa Central.

Chuvas torrenciais causaram mortes e destruição a países da Europa Central e Oriental na semana retrasada, além de estragos na Itália dias depois. De acordo com um novo estudo da rede global de cientistas climáticos World Weather Attribution (WWA), a chance da ocorrência de temporais extremos como esses na região dobrou por conta das mudanças climáticas, causadas principalmente pela queima de combustíveis fósseis.

Segundo o estudo, as chuvas foram pelo menos 7% mais fortes devido à crise climática. Isso fez com que as cidades fossem atingidas por volumes de água que teriam metade da probabilidade de ocorrer se os seres humanos não tivessem aquecido o planeta, detalha o Guardian.

“A tendência é clara”, disse Bogdan Chojnicki, cientista climático da Universidade de Ciências da Vida de Poznań e coautor do estudo. “Se continuarmos enchendo a atmosfera com emissões de combustíveis fósseis, a situação será mais grave”, completou.

Enchentes ocorreram em toda a Europa Central após a tempestade Boris estacionar sobre a região entre 12 e 16 de setembro, lembra a Bloomberg. As águas inundaram Polônia, Romênia, Eslováquia, Áustria, República Tcheca e Alemanha, com as chuvas mais intensas já registradas em algumas áreas, e afetaram quase 2 milhões de pessoas, somando 24 mortos. Além disso, a empresa de resseguros Gallagher Re estima que as inundações causaram entre US$ 2 bilhões e US$ 3 bilhões em danos, informa o npr.

Os pesquisadores afirmaram que medidas de adaptação reduziram o número de mortes em comparação com inundações semelhantes que atingiram a região em 1997 e 2002. Por isso defenderam melhores defesas contra enchentes, sistemas de alerta e planos de resposta a desastres, alertando contra a reconstrução contínua em regiões propensas a inundações.

O novo estudo do WWA também foi repercutido por AP, New York Times, BBC, Reuters, Público e ABC.

 

ClimaInfo, 27 setembro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar