Shell entrega a Lula estudo para explorar até a última gota de petróleo no Brasil

27 de setembro de 2024
Lula Shell estudo exploração fóssil
EPA

Presidente não vê “nenhuma contradição” entre sua fala pró-descarbonização na ONU e sua reunião com a petroleira, que está de olho na foz do Amazonas.

“A gente não está em um mundo em que a gente pode dizer que pode acabar o combustível fóssil, que vai ter combustível alternativo. É preciso que, quando a gente fale isso, a gente aponte como é que vai viver o planeta Terra sem energia fóssil até a gente se dotar de autossuficiência de outro tipo de energia.”

A fala acima não é do secretário-geral da OPEP, Haitham Al-Ghais, do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ou da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, estrelas do “Saldão do Fim do Mundo” [ou Rio Oil and Gas, evento da indústria fóssil que acabou ontem]. As palavras saíram da boca do presidente Lula.

Foi uma das respostas de Lula ao ser questionado por ter feito um chamado global para a descarbonização de economias em seu discurso na Assembleia Geral da ONU um dia depois de uma reunião com o CEO global da Shell, Wael Sawan, e o presidente da empresa no Brasil, Cristiano Pinto da Costa. O encontro não estava em sua agenda oficial e causou mal-estar entre membros da sua comitiva. Para o presidente, não havia “nenhuma contradição”, informam BBC, Correio Braziliense, Folha, Valor e Poder 360.

Tem mais. Lula afirmou que a Shell “tem investimentos há cem anos no Brasil, é sócia da Petrobras e ela só vai para a Margem Equatorial [leia-se foz do Amazonas] quando o governo brasileiro autorizar a Petrobras a fazer a pesquisa [leia-se exploração de combustíveis fósseis] na Margem Equatorial [foz do Amazonas]”.

No encontro, o CEO da Shell – que já anunciou interesse em explorar a foz  – entregou ao presidente um estudo que defende a necessidade do Brasil avançar na exploração de petróleo, relata Caio Junqueira na CNN. O título do documento de 80 páginas: “Brasil: liderando o mundo rumo à neutralidade de emissões” [????].

Além de querer abrir mais frentes de exploração de combustíveis fósseis no Brasil, o documento afirma que “muitas bacias ao longo de sua extensa costa mal foram exploradas além das atividades da Petrobras”. Esta é uma alusão especial à foz do Amazonas, onde já foram perfurados quase cem poços, todos eles secos ou com volume baixo de petróleo e gás.

De fato, presidente, não se trata de contradição e sim de escolha, pela manutenção de grossos investimentos em energia suja e pelo contínuo aquecimento do planeta.

 

ClimaInfo, 27 setembro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar