Garimpeiros atacam equipes do IBAMA e da PRF na Terra Indígena Sararé, no Mato Grosso

29 de setembro de 2024
garimpo ilegal Terra Sararé
divulgação PRF

Fiscais foram atacados a tiros durante ação de combate ao garimpo ilegal na TI; cinco criminosos morreram, e foram apreendidas seis armas com os criminosos.

Um confronto entre garimpeiros e servidores do IBAMA e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Terra Indígena Sararé, no Mato Grosso, terminou com cinco criminosos mortos no sábado (28/9). As equipes de fiscalização foram atacadas a tiros durante uma ação de combate ao garimpo ilegal, iniciada na 2ª feira passada (23/9).

Segundo a PRF e o IBAMA, os homens mortos atuavam como seguranças dos garimpeiros e tentavam impedir a fiscalização, informa o g1. Após o confronto, foram apreendidos um fuzil, uma submetralhadora, uma espingarda calibre 12, duas pistolas e um revólver, carregadores e munição.

Um balanço da operação divulgado pelo órgão ambiental informou que até sábado foram destruídas 30 escavadeiras, 22 caminhonetes, dois caminhões, uma pá-carregadeira, seis motocicletas, 25 acampamentos e 5.000 litros de combustível, além de diversos motores e equipamentos, detalha a Folha.

No dia em que a fiscalização começou na TI, quatro pessoas morreram e uma ficou ferida na área do garimpo ilegal. De acordo com as investigações, a chacina teria sido motivada após uma briga entre os próprios garimpeiros por área de exploração. Uma das linhas de investigação da polícia é que os envolvidos tenham ligação com organizações criminosas.

Com 67 mil hectares, a Terra Sararé é habitada por cerca de 250 indígenas nambikwara e foi homologada em 1985. A região vem sofrendo há anos com a invasão de garimpeiros, que avançam sobre a área e cercam as aldeias.

De 2020 até o 1º semestre de 2024, o território viu sua área afetada pela atividade saltar de 7,2 para 929 hectares. De acordo com o Greenpeace Brasil, responsável pelo levantamento, a intensificação do garimpo ilegal está diretamente relacionada com a presença crescente do crime organizado no território.

CNN, Diário do Centro do Mundo, InfoMoney, UOL e Valor também noticiaram o conflito entre agentes de fiscalização e garimpeiros na TI Sararé.

Em tempo: As medidas adotadas pelo Brasil no ano passado para controlar o comércio de ouro e combater o garimpo ilegal surtiram efeito: a produção de ouro registrada pelos garimpos despencou 84%, de acordo com um estudo do Instituto Escolhas. Segundo a publicação, duas medidas tiveram efeitos significativos e imediatos no mercado: a obrigatoriedade de notas fiscais eletrônicas e o fim do pressuposto da boa-fé, ambas voltadas para as transações com o ouro do garimpo, informam Projeto Colabora, Estadão, g1, O Globo e TV Cultura.

 

ClimaInfo, 30 de setembro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar