Mural denuncia bilionários dos EUA por destruição de florestas no Brasil

O mural foi pintado com cinzas de vegetação queimada na Amazônia, no Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica, biomas que experimentam a crise do fogo no Brasil.
23 de outubro de 2024
Mural denuncia bilionários dos EUA por destruição de florestas no Brasil
Paulo Pinto/Agência Brasil

Talvez você nunca tenha ouvido falar nos Cargill-MacMillan.

Com patrimônio líquido aproximado de US$ 60 bilhões, essa família teve a maior parte de sua fortuna construída com os lucros da Cargill, uma das principais corporações por trás do avanço do agronegócio sobre a Amazônia e o Cerrado no Brasil.

Até hoje, os Cargill-MacMillan se mantinham nas sombras, discretos. Não mais. Nesta 4a feira (23/10), o artivista Mundano apresentou um de seus maiores murais já pintados na cidade de São Paulo, denunciando a responsabilidade dessa família sobre a devastação ambiental no Brasil.

O mural foi pintado com cinzas de vegetação queimada na Amazônia, no Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica, biomas que experimentam com mais intensidade a crise atual do fogo no Brasil. A obra, que retrata a indígena Alessandra Munduruku cobrando a promessa de eliminar produtos oriundos do desmatamento da cadeia de fornecimento da Cargill até 2025, também inclui lama de cidades afetadas pelas inundações históricas no Rio Grande do Sul.

O megamural foi matéria de  Folha, O GloboNYT, Washington Post e Newsweek, entre outros.

 

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar