Chuvas afetaram ao menos 24 municípios catarinenses, com registro de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra; a precipitação supera os 200 milímetros em várias localidades.
O fim de semana foi marcado pelas fortes chuvas que atingiram os estados de Santa Catarina e Paraná. A situação foi particularmente mais intensa em SC, onde pelo menos 24 municípios registraram danos em decorrência do temporal, com inundações, alagamentos e deslizamentos de terra. Mais de 1,3 mil pessoas foram afetadas, mas até o domingo (8/12) não havia registro de vítimas fatais.
De acordo com a Defesa Civil catarinense, um dos municípios afetados pelas chuvas foi Bom Retiro, onde 50 residências foram afetadas e cerca de 200 pessoas foram impactadas pelas enxurradas. Joinville, a maior cidade do estado, também sofreu com os efeitos das chuvas, com registro de alagamentos, afetando residências, escolas e igrejas.
Em Araquari, no norte de SC, a prefeitura decretou situação de emergência em decorrência das chuvas. Já a vizinha Guaramirim ativou um plano de contingência por conta da possibilidade de inundações, com a retirada de moradores de locais sob perigo. Em todo o estado, a estimativa é de que mais de 1,3 mil pessoas foram afetadas pelos efeitos do temporal. O g1 deu mais detalhes.
Segundo a agência meteorológica MetSul, a chuva deve prosseguir no Paraná e em Santa Catarina até a 2ª feira (9), com mais alagamentos e inundações depois de as precipitações já terem passado dos 200 milímetros em cidades dos dois estados. A precipitação superou essa marca em pelo menos dois municípios da região: Laranjeiras do Sul (PR), que somava 218 mm na manhã de domingo; e Dionísio Cerqueira (SC), que anotou 214 mm no mesmo período.
Os efeitos das chuvas no Sul foram destacados por diversos veículos, com matérias na Agência Brasil, Band, CNN Brasil, Estadão, Folha, Metrópoles, O Globo e UOL.
ClimaInfo, 9 de dezembro de 2024.
Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.