
Projetos de pesquisa e estudos voltados para a transição energética e a neoindustrialização verde, com foco específico na Região Nordeste do Brasil, poderão receber apoio por meio do edital lançado neste janeiro pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS), com o apoio do Instituto Itaúsa.
A chamada disponibilizará R$ 6 milhões, que serão investidos em iniciativas que busquem enfrentar os desafios da transição energética e fomentar atividades produtivas de baixo carbono.
Segundo o edital, as propostas devem abordar questões como modelos de tarifação de energia que garantam tarifas justas e o crescimento das fontes renováveis, o desenvolvimento de novas cadeias industriais de baixo carbono e biocombustíveis, além de sugestões de incentivos para impulsionar uma economia verde e inclusiva.
As propostas poderão ser enviadas até as 16h do dia 7 de março de 2025 e podem ser apresentadas por organizações sem fins lucrativos, instituições acadêmicas, think tanks, consultorias privadas e outras entidades.