Justiça Federal ordena demarcação de Terra Indígena no AM

11 de fevereiro de 2025
    Revista Cenarium
(Foto: Fábio Nascimento/MNI)

A Justiça Federal do Amazonas determinou que a União e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) retomem imediatamente a demarcação do Território Indígena (TI) Pwarachi Kuema Kokama, localizado no município de Santo Antônio do Içá (AM), a 878 quilômetros de Manaus. O juiz federal Lincoln Rossi da Silva Viguini fixou uma multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento da decisão. O processo foi iniciado em 2003.

A ordem judicial foi proferida após o Ministério Público Federal (MPF) ajuizar uma ação civil pública contra a União e a Funai, alegando que o processo de demarcação da TI está paralisado desde 2021. 

Além de determinar a retomada dos procedimentos de demarcação, o magistrado também ordenou que a Funai apresente, no prazo de 90 dias, um cronograma detalhado das etapas restantes para a conclusão do procedimento.

Leia a matéria completa

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar