Com 3ª onda de calor no Brasil em 2025, RJ “torra” com sensação térmica de 50°C

O Rio de Janeiro atingiu o nível 4 de alta temperatura, o 2º mais alto no protocolo de enfrentamento ao calor extremo na cidade.
17 de fevereiro de 2025
(Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Rio 40°C parece ter ficado no passado. Nesta segunda (17/2), o índice de calor  em Guaratiba, na Zona Oeste da cidade, ficou acima dos 50°C, segundo O Globo, com termômetros marcando 44°C  – a temperatura mais alta já registrada pelo Sistema Alerta Rio desde que começou o monitoramento, em 2014.
Às 12h35, a cidade registrou o Nível de Calor 4 (NC4), o segundo mais alto do Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo, uma marca inédita desde o começo dos registros, em junho do ano passado. De acordo com O Globo, o NC4 é atingido quando as temperaturas ficam entre 40°C e 44°C por, pelo menos, três dias consecutivos. O protocolo prevê algumas ações paliativas ao calor, como a abertura de pontos de resfriamento, cancelamento ou reagendamento de eventos de médio e grande porte em áreas abertas e orientações à população para evitar a exposição ao calor extremo. De acordo com o g1, a expectativa é de que as temperaturas máximas sigam nessa faixa nos próximos dias.

O tempo quente no RJ é reflexo de uma nova onda de calor que ganha força. Esta é a 3ª onda de calor a atingir o território brasileiro desde o começo de 2025. A previsão do INMET é que o calor siga intenso até a próxima 5ª feira (20) em áreas do Sul, Sudeste e Nordeste, com máximas que podem ficar mais de 5°C superiores à média climatológica para o período.

A região metropolitana de São Paulo deve ser uma das mais afetadas pelo calor extremo, com a expectativa de recordes históricos de temperatura alta para o mês de fevereiro no entorno da capital paulista. Segundo a MetSul, o período da tarde será “tórrido” nos próximos dias em SP, com máximas que podem atingir 37°C.

O calor intenso deve facilitar a formação de nuvens de tempestade que poderão provocar chuva muito forte ou intensa com “altíssimos volumes em curtos intervalos”, causando inundações repentinas e alagamentos. g1 e Valor deram mais detalhes.

O calor intenso no RJ teve grande destaque na imprensa, com matérias em Agência BrasilBandnewsCNN BrasilEstadãoFolha e R7, entre outros. Já CNN BrasilCorreio BrazilienseEstadãoMetrópolesSBT e UOL abordaram a chegada de mais uma onda de calor ao território brasileiro.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Entenda as mudanças climáticas

Você irá compreender os seguintes tópicos: o que é emergência climática sob o ponto de vista científico; quais são as principais implicações das mudanças climáticas no nosso dia a dia; como se constitui a geopolítica do clima; e quais são as possíveis soluções para as
5 Aulas — 4h Total
Iniciar