“Nobel” do meio ambiente: brasileiro é laureado por estudo sobre a Amazônia

24 de fevereiro de 2025
    Revista Fórum
f960x540 144974 219049 5050
(Reprodução Instagram)

O antropólogo brasileiro Eduardo Brondízio foi anunciado como um dos vencedores do Tyler Prize for Environmental Achievement 2025, prêmio internacional reconhecido como o “Nobel” do meio ambiente. Esta é a primeira vez, em mais de cinco décadas de existência do prêmio, que pesquisadores da América do Sul são contemplados.

Professor da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, e da Unicamp, Brondízio dividirá a premiação de US$ 250 mil (aproximadamente R$ 1,49 milhão) com a ecóloga argentina Sandra Díaz.

Com uma trajetória de mais de 35 anos dedicada à pesquisa sobre populações amazônicas, Brondízio esteve à frente de estudos que apontaram que mais de um milhão de espécies do bioma estão ameaçadas de extinção. Além do trabalho realizado junto a comunidades brasileiras, suas investigações também abarcaram outros países.

Leia a matéria completa

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Desafios e soluções

Aqui você terá acesso a conteúdo que permitirão compreender as consequências das mudanças climáticas, sob os pontos de vista econômico, político e social, e aprenderá mais sobre quais são os diferentes desafios e as possíveis soluções para a crise climática.
15 Aulas — 7h Total
Iniciar