Organizações pedem fim dos combustíveis fósseis à presidência da COP30

Manifesto foi entregue a André Corrêa do Lago em cerimônia no ATL que lançou o Círculo dos Povos e a Comissão Indígena Internacional da COP30.
10 de abril de 2025
organizações fim dos combustíveis fósseis cop30
Kathleen Lamayo/350.org

“As COPs devem ser um ponto de virada. É hora de redistribuir o poder político e econômico, acabar com a dependência dos combustíveis fósseis e construir um futuro baseado na justiça e na sustentabilidade, através da rápida expansão das energias renováveis. Isto só pode ser realizado através da participação ativa e significativa daqueles que representam a verdadeira autoridade moral em relação à proteção do nosso mundo natural: os Povos Indígenas e as Comunidades Tradicionais.”

Este é um trecho de um manifesto, assinado por 180 organizações indígenas e da sociedade civil, sob a coordenação da 350.org, que exige urgentemente que a COP30 reafirme o compromisso global pelo fim dos combustíveis fósseis, e que apoie a implementação de uma transição justa e equitativa para as energias renováveis.

O documento foi entregue na 5ª feira (10/4) ao presidente da conferência do clima no Brasil, André Corrêa do Lago, que participou de uma cerimônia no Acampamento Terra Livre (ATL) para o lançamento do Círculo dos Povos e a Comissão Indígena Internacional da COP30. O evento também contou com a presença das ministras dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e do Meio Ambiente, Marina Silva, e da diretora-executiva da conferência, Ana Toni.

O manifesto lembrou a primeira carta de Corrêa do Lago como presidente da COP30, lançada em março. Ressaltou que a conferência “é um dos poucos fóruns onde a sociedade civil pode responsabilizar os governos por ações climáticas significativas e pressionar por acordos legalmente vinculantes que priorizem a população e que sejam justos e equitativos”. E que por isso contava com a presidência da COP30 para “garantir que aqueles que sofrem as piores consequências desta crise não sejam novamente marginalizados enquanto as nações mais responsáveis dominam e impedem as negociações”.

As demandas à presidência da COP30 se dividem em três linhas de ação: potencializar as energias renováveis de forma justa e equitativa; eliminar os combustíveis fósseis para uma transição justa imediata; e promover a liderança indígena e das Comunidades Tradicionais na COP, “pois sem elas não há Justiça”.

“Exigimos o fim da era dos combustíveis fósseis e uma transição energética justa. O presidente da COP30 disse que a conferência deve ser um ponto de virada. Isto só acontecerá quando a autoridade climática dos Povos Indígenas for ouvida e incorporada nas decisões. A resposta somos nós, todos nós!”, destacou Toya Manchineri, coordenador da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), que integra o G9 da Amazônia Indígena.

No primeiro dia do ATL, Povos Indígenas da Amazônia, do Pacífico e da Austrália já haviam lançado uma declaração reivindicando equiparação de representantes indígenas aos chefes de Estado na COP e um compromisso da conferência para garantir a eliminação dos combustíveis fósseis. O documento “Unidos pela Força da Terra: A Resposta Somos Nós” é assinado pelo G9, a Troika indígena das COPs 29, 30 e 31 e os Pacific Climate Warriors.

  • Em tempo: Indígenas reunidos no ATL ainda promoveram ontem a 2ª marcha da mobilização, que termina nesta 6ª feira (11/4), em Brasília. Milhares de pessoas participaram da marcha “A Resposta Somos Nós”, mostra a Mídia Ninja, em direção ao Congresso Nacional, relata o g1. Os manifestantes foram recebidos com violência pela polícia legislativa. Policiais lançaram bombas de efeito moral contra indígenas que estavam no gramado do Congresso. Imagens do Metrópoles mostram pessoas em fuga e até desacordadas.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar