
Os carros elétricos alcançaram 7,5% de participação no mercado automotivo brasileiro em abril, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). As vendas de veículos leves eletrificados atingiram 14.759 unidades no mês, com o acumulado no primeiro quadrimestre chegando a 54.683 veículos. O número inclui automóveis híbridos com recarga externa (PHEV), híbridos convencionais (HEV e MHEV) e 100% elétricos (BEV). E considerando apenas os BEVs, as marcas chinesas lideram o segmento com folga.
O resultado de abril representa um crescimento de 2,6% em relação a março, quando foram comercializadas 14.380 unidades, informou o Portal Solar, mas, na comparação com abril de 2024, houve queda de 2,9%. A ABVE atribui a retração a fatores sazonais (mais emendas de feriados em abril deste ano) e à nova metodologia, adotada a partir de janeiro, que deixou de contabilizar os veículos micro-híbridos (MHEV) nas estatísticas de eletrificados.
Ainda assim, o acumulado do primeiro quadrimestre superou em 6,6% o volume registrado no mesmo período de 2024. Em relação a 2023, o crescimento alcança 180%. E são os veículos híbridos com recarga externa os “puxadores” das vendas, com 50% de participação, ante 28% na comparação anual, indicou a Inside EVs.
Como o IG detalhou, no segmento dos 100% elétricos, a chinesa BYD “nada de braçada”. A fabricante detém impressionantes 75% de participação nas vendas de BEVs no acumulado do ano, seguida pela sino-sueca Volvo [9,2%] e por outra chinesa, a GWM [5,7%].
Oferecendo apenas veículos 100% elétricos e híbridos, a BYD superou montadoras tradicionais, como Renault e Nissan – que também vendem carros a combustão, ao contrário da fabricante chinesa. A marca se consolidou como a 8ª fabricante com mais vendas de automóveis do Brasil no acumulado do ano de 2025, destacou o Canal VE.
Os carros da montadora continuam sendo importados da China. No entanto, segundo a CNN, a fábrica que a BYD está construindo em Camaçari, na Bahia, entrará em operação ainda neste ano. A unidade terá capacidade inicial para entregar até 150 mil veículos por ano.
E mais VEs chineses serão fabricados no país. Durante a visita do presidente Lula à China nesta semana, a GAC confirmou que pretende se instalar em Catalão, Goiás, para produzir três modelos de carros (um híbrido e dois elétricos) para o mercado brasileiro. A montadora também ofereceu – e o governo aceitou – o uso de uma frota de veículos elétricos da empresa na COP30, em novembro, relata a CNN. Os investimentos da empresa planejados para o Brasil agora giram em torno de US$ 1,3 bilhão.
Valor, g1, Canal VE e IG repercutiram as vendas de carros elétricos e a participação dos chineses na indústria de VEs no Brasil.
Em tempo: Se no Brasil os VEs caminham positivamente, mas ainda enfrentam desafios como preço, tributação e falta de estrutura de recarga, na Europa eles estão decolando. No primeiro trimestre, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), o mercado de carros no continente como um todo subiu 2,8%, somando 1.442.628 unidades. Deste montante, modelos elétricos e híbridos representaram cerca de 61% do total das vendas. A notícia é do Estadão.