Elétricos devem representar 1/4 das vendas globais de carros em 2025, indica IEA

Apesar das incertezas e do ataque de Trump às renováveis, a quota de mercado dos VEs deverá ultrapassar os 40% até 2030, prevê a agência.
19 de maio de 2025
veículos elétricos iea
Pixabay

Após outro ano de crescimento robusto, as vendas globais de veículos elétricos devem ultrapassar 20 milhões de unidades em 2025, respondendo por mais de um quarto dos carros vendidos no mundo. É o que mostra a nova edição do relatório anual Global EV Outlook, da Agência Internacional de Energia (IEA).

O documento destaca que, apesar dos recentes reveses econômicos, as vendas globais de VEs continuaram a quebrar recordes. Isso acontece à medida que os modelos se tornam cada vez mais acessíveis – ou seja, com preços mais competitivos em relação aos veículos movidos por combustíveis fósseis.

Em 2024, as vendas ultrapassaram 17 milhões em todo o mundo, elevando a participação dos VEs no mercado global de automóveis para além de 20% pela primeira vez. E nos primeiros três meses deste ano, as vendas aumentaram 35% em relação ao ano anterior. Todos os principais mercados, e muitos outros, registraram novos recordes de vendas no primeiro trimestre.

A China continua sendo a força dominante no mercado global, respondendo por quase metade de todas as vendas de carros elétricos no ano passado, destacaram edie e CBC. Mais de 11 milhões de VEs foram vendidos no país em 2024, o que é quase o total de vendas globais desses carros em 2022. Os chineses também exportaram cerca de 1,25 milhão de veículos elétricos em 2024, ajudando a reduzir os preços nos mercados emergentes.

A Ásia e a América Latina registraram o crescimento mais rápido fora da China, com as vendas de VEs subindo mais de 60% no ano passado. Nos Estados Unidos, o crescimento desacelerou para cerca de 10% na comparação anual, embora os veículos elétricos ainda representassem mais de 10% das vendas de carros novos.

“A participação nas vendas nos EUA cresce muito mais modestamente” do que o esperado anteriormente, atingindo 20% até o final da década, ou metade do nível previsto há um ano, destacou a Bloomberg. Situação que deve se agravar se Donald Trump for adiante com suas políticas anti-fontes renováveis de energia, que incluem também o fim de incentivos para a compra de VEs no país.

“Apesar das incertezas significativas, os carros elétricos permanecem em uma trajetória de forte crescimento globalmente. As vendas continuam a bater novos recordes, com grandes implicações para a indústria automobilística internacional. Este ano esperamos que mais de um em cada quatro carros vendidos no mundo seja elétrico, com o crescimento acelerando em muitas economias emergentes. E até o final desta década, a previsão é de que esse número seja superior a dois em cada cinco carros”, comentou Fatih Birol, diretor-executivo da IEA.

Inside EVs, Canal VE e Business Green também repercutiram o relatório da IEA sobre veículos elétricos.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar