Após ataque no Senado, Marina vai processar Valério e Rogério

Ministra afirma que não tem planos de deixar o governo e vê apoio se ampliar em momento de pressão extrema.
29 de maio de 2025
após ataque no senado, marina vai processar valério e rogério
Ricardo Stuckert / PR

Os ataques sofridos pela ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal não passarão batido. Segundo relatou o UOL, a ministra estuda processar os senadores que protagonizaram as baixarias misóginas contra ela, como Plínio Valério (PSDB/AM), Marcos Rogério (PL/RO) e Omar Aziz (PSD/AM).

A reação de lideranças políticas e sociais às agressões verbais sofridas por Marina no Senado deram oxigênio extra para a ministra em um momento delicado. Auxiliares da ministra indicam que ela pretende aproveitar a situação para contra-atacar em defesa da pauta ambiental.

“Foi inaceitável. Ali havia o propósito de atacar a agenda ambiental, de intimidação, de silenciamento. Se permanecesse, me tornaria cúmplice. Me retirar foi um ato político. Nós podemos nos levantar diante de situações a que fomos submetidas durante tantas décadas, milhares de anos”, disse Marina em entrevista à Folha.

Já dentro do governo, ainda não há um consenso sobre uma resposta aos ataques contra Marina no Senado. Segundo o g1, apesar da (pequena, vale ressaltar) ala feminina na Esplanada dos Ministérios, a maior parte dos colegas de governo, todos homens, preferiram o silêncio até agora, mesmo caminho adotado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil/AP).

“Às vezes, as pessoas ficam tão chocadas com aquela atitude e não sabem o desdobramento, que não tomam essa atitude. Mas, se eu estivesse lá, provavelmente, eu agiria. É isso que a gente precisa: que os nossos parceiros, que as pessoas, de fato, se mobilizem, tenham coragem”, disse a nova ministra das Mulheres, Márcia Lopes, em sua cerimônia de posse na última 4a feira (28/5), repercutida por Agência Brasil, Correio Braziliense, Folha e Poder360.

A Folha noticiou que o Instituto Vladimir Herzog (IVH) protocolou nesta 4a feira (28/5) uma representação na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal em que solicita a apuração das condutas dos senadores Plínio Valério e Marcos Rogério.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar