Incêndios florestais desalojam quase 20.000 pessoas no Canadá

Autoridades declaram estado de emergência na província de Manitoba, enquanto as chamas ameaçam comunidades indígenas em Saskatchewan.
29 de maio de 2025
incêndios florestais desalojam quase 20.000 pessoas no canadá
Reprodução CBC News: The National

Mais de 17.000 pessoas na província de Manitoba, no centro-sul do Canadá, foram evacuadas na 4ª feira (28/5), com a região vivendo seu pior início de temporada de incêndios florestais em anos. O governo local declarou estado de emergência devido à situação das chamas, que estavam fora de controle.

“Esta é a maior evacuação que Manitoba já viu na memória da maioria das pessoas”, disse o premiê da província, Wab Kinew. Ele contou que pediu ao primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, que enviasse militares para ajudar nas evacuações e no combate ao fogo, relatou o Guardian.

A cidade de Flin Flon e as Primeiras Nações de Pimicikamak e Mathias Colomb, do Povo Indígena Cree, emitiram ordens de evacuação obrigatória para os moradores, de acordo com autoridades. Segundo o New York Times, o premiê de Manitoba recomendou que moradores de regiões atingidas se dirigissem para áreas urbanas como Winnipeg, onde há moradia temporária e assistência de emergência.

O fogo também avança na província de Saskatchewan. A Banda Indígena Lac La Ronge, a Nação Cree Peter Ballantyne e a Nação Cree do Lago Montreal declararam estado de emergência conjunta. Diante da gravidade da situação, líderes das Primeiras Nações Indígenas declararam “profundas preocupações” com a escassez crítica de recursos de combate a incêndios, pessoal e apoio aéreo, informou a CBC.

A crise climática tornou os incêndios florestais no Canadá mais frequentes e intensos. O país tem sido atingido por incêndios devastadores nos últimos anos, incluindo o de 2023, o mais destrutivo já registrado.

Atualmente, há 134 incêndios ativos em todo o território canadense , incluindo na Colúmbia Britânica, Alberta, Saskatchewan, Manitoba e Ontário. Metade deles é considerada fora de controle.

Reuters, Washington Post e Deutsche Welle também noticiaram os incêndios no Canadá.

  • Em tempo: Uma parte enorme de uma geleira nos Alpes se desprendeu, causando um dilúvio de gelo, lama e rochas que soterrou a maior parte da vila suíça de Blatten, evacuada no início deste mês devido ao risco de deslizamento de rochas. Vídeos reproduzidos por Guardian e NBC mostram 3 milhões de m3 de rocha e lama soterrando Blatten e o rio Lonza, após o colapso parcial da Geleira Birch, destacou a Bloomberg. O possível bloqueio do rio pode gerar inundações em outras áreas, de acordo com o governo cantonal de Valais. Apesar da evacuação prévia da população, um morador de 64 anos continuava desaparecido após o deslizamento, segundo a AFP.

    Deutsche Welle, Euronews, Reuters, NY Times e BBC também noticiaram o soterramento da vila de Blatten.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Entenda as mudanças climáticas

Você irá compreender os seguintes tópicos: o que é emergência climática sob o ponto de vista científico; quais são as principais implicações das mudanças climáticas no nosso dia a dia; como se constitui a geopolítica do clima; e quais são as possíveis soluções para as
5 Aulas — 4h Total
Iniciar