Nosso petróleo virando fumaça

Qual a emissão potencial do nosso petróleo?
29 de maio de 2025
  • Shigueo Watanabe, físico especializado em mudanças climáticas e pesquisador
licenciamento foz do amazonas exploração
Reprodução / Google Maps

O petróleo e gás brasileiros, se queimados, aumentam a concentração de CO2 na atmosfera, acirrando a emergência climática – mas aumenta quanto?

Queimar os mais de 20 bilhões de barris de petróleo e gás fóssil das nossas reservas provadas emitiria 7,6 bilhões de toneladas de CO2 equivalente. Isso é da ordem de grandeza do que foi emitido pelo desmatamento nos últimos 7 anos.

Se somar as reservas prováveis e possíveis, seriam mais de 13 bilhões de CO2 equivalente. Um pouco menos do que as emissões acumuladas do desmatamento desde 2010.

O ministro Silveira e a alta direção da Petrobras querem explorar petróleo e gás até a última gota. E apostam nas reservas ainda desconhecidas da Margem Equatorial. O desejo atual é a licença para ver se há petróleo no bloco FZA-M-59, no litoral norte do Amapá.

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) estima que a bacia da Foz do Amazonas contenha mais de 10 bilhões de barris e que as cinco bacias que compõem a Margem Equatorial contenham mais de 30 bilhões de barris.

Supondo que essas estimativas se confirmem:

  • Queimar o petróleo e gás da bacia da Foz do Amazonas emitiria 4,7 bilhões de toneladas de CO2 equivalente; e
  • Queimar o petróleo e gás da Margem Equatorial lançaria 13,5 bilhões de toneladas de CO2 equivalente, mais do que o país emitiu ao longo dos últimos 5 anos incluindo todo o desmatamento na Amazônia no período.

Dados e fontes:

  • Ao final de 2024, as reservas nacionais de petróleo, segundo a ANP eram, em bilhões de barris:
provadasprováveispossíveis
16,8417,2305,105
  • E as reservas de gás fóssil eram, em bilhões de metros cúbicos:
provadasprováveispossíveis
54612768

Nas etapas de extrair petróleo e gás, de transportá-los até refinarias e indústrias, também se queimam combustíveis fósseis. Essas emissões, da ordem de 10 a 15% do total, precisam ser levadas em conta.

Ninguém queima petróleo diretamente. Parte do refino vira gasolina, diesel e outros combustíveis e uma parte pequena vira matéria prima para a indústria química. Boa parte desta última não vira fumaça.

Levando tudo isso em conta, cada barril de petróleo e o equivalente de gás fóssil nacional está associado a um potencial de emissão de 0,4486 toneladas de CO2 equivalente.

Portanto:

Emissões das
reservas estimadas
bilhões
tCO2e
bilhões
barris
FMZ-M-592,55,6
Bacia Foz do Amazonas4,710,5
Margem Equatorial13,530,0
Reservas atuais(provadas, prováveis e possíveis)14,533,8

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar