Terras vizinhas dos Suruí Aikewara mostram importância da demarcação de TIs

Demarcada, a TI Sororó manteve 98,2% de sua cobertura verde, enquanto a não demarcada Twua Apekuowera teve 92% de sua área convertida em pastagem.
29 de maio de 2025
terras vizinhas dos suruí aikewara mostram importância da demarcação de tis
Fonte: FUNAI, MAPBIOMAS; Análise e visualização: InfoAmazonia

Enquanto o Senado Federal protagoniza outra “boiada”, dessa vez mirando Terras Indígenas recém-demarcadas pelo governo federal, um levantamento feito pelo InfoAmazonia mostrou a importância da demarcação desses territórios e da atuação dos Povos Indígenas para a proteção do meio ambiente.

O Povo Indígena Suruá Aikewara habita dois territórios no leste do Pará, nas cidades de Marabá e São Geraldo do Araguaia. A Terra Indígena (TI) Sororó, homologada em 1983 é ocupada por oito aldeias. Conjugada a ela fica a TI Twua Apekuowera, que aguarda há 21 anos a conclusão de sua demarcação pela FUNAI, impedindo que os Suruá a ocupem.

Enquanto a TI Sororó manteve 98,2% de sua cobertura florestal entre 1985 e 2023, a TI Twua Apekuowera sofreu um desmatamento intenso, com sua área de floresta  sendo 92% convertida em pastagem. Enquanto a TI Sororó, regularizada, permaneceu quase intacta, a TI Twua Apekuowera, ainda não homologada, foi quase totalmente devastada pela agropecuária.

Ainda de acordo com a reportagem, há atualmente 239 imóveis rurais cadastrados dentro da TI não demarcada, aguardando regularização, de acordo com dados do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (CAR), o que dificulta ainda mais qualquer encaminhamento de demarcação e ocupação pelo Povo Suruá. Um grupo de trabalho chegou a destinar a área aos Projetos de Assentamento Gameleira e Lagoa Bonita, mas as iniciativas não se sustentaram.

“Os fazendeiros foram comprando lote por lote. Agora, não são mais assentamentos, são grandes fazendas. Hoje, ela [terra] está toda degradada, só tem pastagem”, conta Welton Suruí, cacique da aldeia Itahy, da TI Sororó.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Desafios e soluções

Aqui você terá acesso a conteúdo que permitirão compreender as consequências das mudanças climáticas, sob os pontos de vista econômico, político e social, e aprenderá mais sobre quais são os diferentes desafios e as possíveis soluções para a crise climática.
15 Aulas — 7h Total
Iniciar