
Fortes chuvas deixaram um rastro de mortes e destruição na Nigéria e Índia e causaram inundações em Bangladesh. No país africano, os temporais mataram pelo menos 200 pessoas, relatou a Associated Press, enquanto a Índia registrou 34 mortos até a manhã de ontem (2/6).
Na Nigéria, as tempestades atingiram o norte do país na semana passada e causaram inundações ao longo do rio Níger. Segundo uma autoridade local, foi a pior inundação na região em 60 anos, informou o Guardian.
Pelo menos 500 famílias em três comunidades foram afetadas pela enchente repentina e intensa, que cresceu rapidamente em cerca de cinco horas. As inundações deixaram telhados quase invisíveis e moradores sobreviventes com água até a cintura, tentando salvar o que podiam e resgatar outros.
Já na Índia, pelo menos 34 pessoas morreram na região nordeste do país, após as chuvas provocarem enchentes e deslizamentos de terra. Mais de 1.000 turistas presos no estado de Sikkim, no Himalaia, estavam sendo evacuados, e equipes de resgate do exército foram acionadas no estado de Meghalaya para resgatar mais de 500 pessoas presas em áreas inundadas, detalhou a Reuters.
As chuvas na Índia devem permanecer fracas por mais de uma semana, já que o progresso das monções estagnou após seu início mais precoce em 16 anos, segundo a Reuters, embora deva aumentar novamente a partir de 11 de junho, segundo o departamento meteorológico do país. O início das monções no estado de Kerala, no sudoeste indiano, ocorreu em 24 de maio e rapidamente cobriu o sul, o nordeste e algumas partes do oeste da Índia antes do previsto.
Já em Bangladesh, dias de chuva forte e contínua inundaram áreas baixas em Chattogram e Sylhet, no nordeste do país, aumentando o medo de deslizamentos de terra e inundações nos distritos, informou o Daily Star. Em Chattogram, estradas ficaram submersas e alertas de deslizamentos foram emitidos em diversas áreas montanhosas. Em Sylhet, as maiores chuvas da temporada causaram alagamentos generalizados, enquanto os principais rios subiram de forma alarmante devido à chuva e ao escoamento rio acima na Índia.
Reuters, BBC, All Africa, NBC, France24, Independent, India Today e Business Today repercutiram os temporais na Nigéria, na Índia e em Bangladesh.