Lula diz que ainda não leu o PL da Devastação

“Quando chegar a mim eu digo se concordo ou não com as regras”, disse o presidente; o governo ignorou contraproposta antes da votação.
4 de junho de 2025
Que Lula sou eu?
Ricardo Stuckert

Se o PL da Devastação (2.159/2021) não for barrado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) – algo pouco provável –, caberá ao presidente Lula vetar integralmente o projeto de lei. O problema é contar com isso diante do que Lula falou sobre o projeto e o IBAMA, e do que o governo [não] fez nas negociações do texto no Senado, que conseguiu piorar um texto já muito ruim.

Em entrevista coletiva na 3ª feira (3/6), Lula contou que ainda não leu os detalhes do PL. “Não conheço as regras ainda. Isso vai chegar para que eu analise. Deve ter chegado na Casa Civil, quando chegar a mim eu digo se concordo ou não com as regras”, disse o presidente, citado por Agência Infra e Correio Braziliense.

Já sobre o IBAMA, segundo O Globo, Lula “defendeu” o órgão ao dizer que sua suposta “morosidade” não é “má-fé”. “É normal essa demora. Obviamente que sabemos que muitas vezes a morosidade do IBAMA não é nem má-fé, muitas vezes é a falta de especialistas e a exigência da capacitação técnica que eles precisam para fazer as coisas.” Uma fala meio “lenga-lenga”.

Antes da votação do PL no Senado, de acordo com O Globo, o governo ignorou uma contraproposta de ajustes no texto negociada entre relatores do texto no Senado, representantes da Casa Civil e da liderança do PT na Casa nas horas que antecederam a votação. As alterações reverteriam parte da flexibilização do licenciamento no país e criariam condicionantes a serem supervisionadas pelo IBAMA. Mas acabaram de fora da pauta votada.

Na entrevista de ontem, Lula ainda disse que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, é uma “companheira da mais extrema lealdade ao governo”, informaram g1 e VEJA. Contudo, embora o presidente tenha falado com Marina após o ataque que ela sofreu na Comissão de Infraestrutura do Senado, o governo pouco fez para evitar a situação ou redimir a ministra após a covardia.

Na 2ª feira (2/6), Marina disse que o governo está trabalhando para conter “danos” do PL da Devastação e voltou a dizer que, como está, o projeto representa o “enterro” do licenciamento ambiental no país. Em conversa com Marcio Astrini (Observatório do Clima) na rádio Eldorado, a ministra reiterou que o projeto de lei aumentará a judicialização e poderá criar uma guerra fiscal entre os estados. CNN Brasil e A Tarde também repercutiram os alertas de Marina.

Já o representante da ONU para Direitos Humanos na América do Sul, o tcheco Jan Jarab, disse ao jornal O Globo que o PL da Devastação representaria um retrocesso e agravaria a situação de vulnerabilidade de populações como os Povos Indígenas e Quilombolas. Ele também afirmou que o ataque à Marina na semana passada “foi uma forma de tratamento que não deve ser aceita” em um ambiente democrático.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar