Decreto acrescenta 400 hectares ao Parque Estadual Restinga de Bertioga

Ampliação visa compensar remoção de áreas habitadas de dentro do parque estadual paulista e ajuda a consolidar corredor ecológico da Mata Atlântica costeira.
6 de junho de 2025
    O Eco
Foto: SEMIL-SP/Divulgação

O Parque Estadual Restinga de Bertioga, no litoral norte do estado de São Paulo, ganhou 399,59 hectares de “presente adiantado” de Dia do Meio Ambiente (data celebrada 5 de junho).

A ampliação visa compensar a exclusão de 21,69 hectares, que retira áreas habitadas de dentro da área protegida, situado integralmente no município de Bertioga. Com a redefinição de limites, o parque estadual passa a cobrir 9.690,22 hectares de Mata Atlântica costeira.

A mudança de limites foi oficializada pelo Decreto Estadual nº 69.566/2025, publicado nesta segunda-feira (2). A ampliação, que já havia sido recomendada por cientistas e pela área técnica do governo estadual, ajudará a consolidar um corredor ecológico entre os parques estaduais Restinga de Bertioga e Serra do Mar, que vai do ambiente marinho-costeiro às montanhas da serra.

Leia a matéria completa

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Desafios e soluções

Aqui você terá acesso a conteúdo que permitirão compreender as consequências das mudanças climáticas, sob os pontos de vista econômico, político e social, e aprenderá mais sobre quais são os diferentes desafios e as possíveis soluções para a crise climática.
15 Aulas — 7h Total
Iniciar