Maio de 2025 foi o 2º mais quente da história, aponta Copernicus

Temperaturas globais ficaram 1,4°C acima da média pré-industrial, interrompendo uma sequência de 21 meses em que o aquecimento superou 1,5°C. 
11 de junho de 2025
maio de 2025 foi o 2º mais quente da história, aponta copernicus
Copernicus

O mês de maio de 2025 foi o segundo mais quente já registrado no planeta, ficando atrás apenas do mesmo mês no ano anterior, segundo dados do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S). A primavera no Hemisfério Norte, entre março e maio, também foi a segunda mais quente desde que as medições começaram. As temperaturas globais ficaram 1,4°C acima da média pré-industrial, interrompendo uma sequência de 21 meses em que o aquecimento superou 1,5°C.  “Embora isso possa oferecer um breve alívio para o planeta, é esperado que o limite de 1,5°C seja excedido novamente em um futuro próximo devido ao contínuo aquecimento do sistema climático”, afirma Carlo Buontempo, diretor do Copernicus.

Os dados do C3S, que compila registros desde 1940 e os compara com séries históricas desde 1850, reforçam a urgência de ações climáticas. Enquanto governos discutem metas, eventos extremos – como ondas de calor em regiões polares – mostram que os impactos já estão em curso, pressionando por respostas imediatas.

Grandes áreas do norte e do centro da Europa enfrentaram em maio condições mais secas que a média histórica, com o noroeste do continente registrando os menores índices de precipitação e umidade do solo desde 1979, de acordo com dados do Copernicus. A seca prolongada resultou na menor vazão de rios durante a primavera europeia desde o início das medições em 1992, situação que também afetou outras regiões como o oeste da América do Norte, partes da Ásia e o sul da Austrália, destaca a Earth.org.

The Guardian, Euronews, Reuters, CNBC TV, além de  UOL e Folha, repercutiram o estudo do Observatório Copernicus.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar