Fortes chuvas deixam cerca de 8 mil desabrigados no Rio Grande do Sul

Enchentes na região central gaúcha já figuram entre as maiores já registradas no estado, atrás apenas das registradas em maio de 1941 e 2024.
22 de junho de 2025
chuvas rio grande do sul
Alexandre Pessoa/Divulgação

Quase oito mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas no Rio Grande do Sul devido às chuvas intensas que atingem o estado, segundo a Defesa Civil. Como destacou a agência MetSul, 126 dos 497 municípios do estado registraram impactos e, até a noite de domingo, 20 tinham decretado emergência – Jaguari foi o único a declarar calamidade pública. Três mortes e um desaparecimento foram registrados.

O nível do rio Jacuí, que desemboca no Guaíba, atingiu mais de 26 metros na altura de Cachoeira do Sul na última 6ª feira (20/6). Segundo a MetSul, trata-se de uma das maiores enchentes da história da cidade do Centro gaúcho, somente sendo superada por aquelas registradas em maio de 1941 e 2024. O Globo também repercutiu a informação.

Ao UOL, o professor Rodrigo Paiva, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, afirmou que o evento atual apresenta volume e abrangência semelhantes aos ocorridos em setembro e novembro de 2023, mas com diferenças nas regiões afetadas e nos impactos causados. Desta vez, as precipitações foram mais intensas nos centro e oeste do estado, áreas com menor densidade populacional em comparação com a serra, os vales e região metropolitana de Porto Alegre. Em 2023, as chuvas concentraram-se na bacia do rio Taquari e no nordeste do estado, provocando maiores estragos, assim como em 2024.

O problema é que há mais precipitações previstas. Um novo episódio de chuva forte, com risco de temporais, deve atingir o sul do Brasil neste começo de semana, afetando os três estados da região. No RS, a chuva começará na segunda, especialmente no norte, mas o tempo deve melhorar ao longo do dia. A MetSul alerta para temporais isolados devido à instabilidade climática, com volumes entre 50 mm e 100 mm nas nascentes dos rios Taquari e Caí, o que pode elevar seus níveis, mas sem cheias extremas.

O nível do Guaíba deve subir nos próximos dias devido às chuvas nas bacias dos rios Jacuí e Taquari, podendo atingir até 3 metros em Porto Alegre, com risco de chegar a 3,5 metros. Embora a probabilidade de ultrapassar a cota crítica (3,6 metros) seja baixa, comunidades em áreas vulneráveis, como as Ilhas de Porto Alegre e Eldorado do Sul, devem ficar em alerta.

Agência Brasil, Estadão, Exame, Folha, g1, Globo Rural, O Globo, Poder360 e Metrópoles, entre outros, repercutiram a temerária situação no Rio Grande do Sul.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Entenda as mudanças climáticas

Você irá compreender os seguintes tópicos: o que é emergência climática sob o ponto de vista científico; quais são as principais implicações das mudanças climáticas no nosso dia a dia; como se constitui a geopolítica do clima; e quais são as possíveis soluções para as
5 Aulas — 4h Total
Iniciar