Calor extremo: incêndios forçam retirada de milhares de pessoas em ilha grega

Chamas em Creta obrigaram a evacuação de milhares de pessoas; incêndios também mataram duas pessoas na Turquia e feriram bombeiros na Alemanha.
3 de julho de 2025
grécia incêndios florestais
Reprodução vídeo BBC.com

Mal começou o verão no Hemisfério Norte e a combinação entre calor extremo, tempo seco e ventos fortes já amplia a ocorrência de incêndios florestais em vários países da Europa. As chamas vêm causando mortes e prejuízos na Grécia, na Turquia e na Alemanha.

Um grande incêndio florestal no leste da ilha grega de Creta forçou a evacuação de milhares de pessoas e danificou casas e empresas, enquanto ventos fortes dificultavam os esforços de combate às chamas, de acordo com a BBC. O fogo, que começou na 4ª feira (2/7) perto da vila de Achlia, espalhou-se rapidamente por terrenos florestais e montanhosos devido aos ventos fortes e às altas temperaturas.

As chamas se dividiram em três frentes ativas, em Achlia, Ferma e Skinokapsala. As autoridades ordenaram a evacuação em massa de hotéis, quartos alugados e casas no município de Ferma. A operação contou com o apoio do corpo de bombeiros, da polícia e de voluntários locais.

O presidente da Associação de Hoteleiros de Ierapetra e do Sudeste de Creta, Manolis Tzarakis, disse que cerca de 5.000 pessoas foram evacuadas, a maioria turistas estrangeiros hospedados em hotéis locais. Pelo menos 200 pessoas estavam abrigadas em um ginásio esportivo em Ierapetra. Agência Brasil, CNN, Folha, SBT, Veja, O Globo, Reuters, Independent, DW, New York Times e AP também deram a notícia.

Na Turquia, um incêndio florestal matou mais uma pessoa na província de Izmir, no oeste do país, enquanto as chamas se alastravam pelo 7º dia em diversas regiões. A nova vítima foi um operador de retroescavadeira, Ibrahim Demir, que morreu enquanto combatia as chamas no distrito de Odemis. Antes, um homem de 81 anos acamado que estava sozinho morreu quando o fogo atingiu sua casa, na mesma área.

Enquanto isso, centenas de bombeiros, apoiados por aeronaves e helicópteros, foram mobilizados para extinguir um incêndio na cidade costeira de Cesme, no mar Egeu, ponto turístico a cerca de 192 km a oeste de Odemis. O fogo forçou a evacuação de três bairros e fechou estradas. A notícia é de Reuters e AP.

Já no leste da Alemanha, os incêndios florestais feriram gravemente dois bombeiros e forçaram a evacuação de mais de 100 moradores. Quase 500 bombeiros combatiam as chamas que começaram em Gohrischheide, na fronteira entre os estados da Saxônia e Brandemburgo, relatou a AP. As vilas de Heidehäuser e Neudorf e partes da vila de Lichtensee foram evacuadas.

  • Em tempo: Com calor extremo e seca severa, os Bálcãs Ocidentais sofrem com problemas na agricultura e no fornecimento de energia. As temperaturas no centro da Albânia atingiram 40°C, e os meteorologistas alertam que haverá pouca chuva até setembro. Segundo a AP, os rios estão quase secos devido à falta de chuva durante o inverno e a primavera. As altas temperaturas levaram as autoridades albanesas a auxiliar a agricultura local com redes de irrigação. Também houve impacto na geração de energia, proveniente principalmente de hidrelétricas no norte do país. A empresa nacional de energia chegou a gastar até US$ 70 milhões para importar eletricidade no primeiro semestre.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar