Geração renovável supera eletricidade a gás pela primeira vez na história

Geração solar e eólica de eletricidade aumentou 4% em abril, taxa modesta se comparada a outros países.
21 de maio de 2026
energia renovável recorde
Moritz Kindler / Unsplash

Os ataques dos Estados Unidos e de Israel ao Irã, iniciados em 28 de fevereiro, aceleraram outro marco histórico no setor global de energia. Em abril, pela primeira vez, a geração de eletricidade solar e eólica superou a produção elétrica a gás fóssil – cujos preços também dispararam em decorrência do conflito no Oriente Médio.

Segundo números compilados pela Ember, think tank do setor, as fontes solar e eólica responderam por 22% do total de eletricidade produzida globalmente, ante 20% da energia elétrica a gás. Foram 531 terawatts-hora (TWh) gerados com placas solares e torres eólicas contra 477 TWh de usinas à base do combustível fóssil.

A comparação com abril de 2021 é eloquente, destaca a Folha. Há cinco anos, o gás fóssil foi responsável por uma quantidade semelhante de eletricidade produzida – 476 TWh -, enquanto as fontes solar e eólica não alcançavam 245 TWh, menos da metade do patamar atual.

“A atual crise energética fortaleceu ainda mais os argumentos econômicos a favor das energias renováveis ​​em comparação com o gás importado, ao mesmo tempo que aumentou a urgência política para acelerar a sua implementação”, explica Kostantsa Rangelova, analista global de eletricidade da Ember. Contudo, o think tank frisa que o que ocorreu em abril reflete uma tendência mais ampla, não apenas uma reação à alta dos preços dos combustíveis fósseis após o conflito, destaca a Reuters.

A geração solar e eólica mundial subiu 13% em relação em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a Ember, o Brasil gerou 4% a mais de eletricidade renovável oriunda dessas fontes. Um número modesto perto do observado em outros grandes mercados, como China (13%), União Europeia (14%), Reino Unido (35%), Austrália (17%) e Chile (24%). E até mesmo dos Estados Unidos de Donald Trump, onde a geração solar e eólica aumentou em 8%.

Segundo projeção da BloombergNEF, também publicada nesta semana, a energia solar se tornará a maior fonte de eletricidade do mundo até 2032. A guerra no Irã acelera a transição, mas a virada já ocorre devido ao excesso de oferta, aos avanços tecnológicos e à queda nos preços. “Países em todo o mundo têm recorrido à energia eólica e solar porque são fontes de eletricidade baratas, produzidas localmente e seguras”, reforça Kostantsa.

Business Green, Oil Price, Sustainable Times e The Hindu também repercutiram os dados da Ember sobre geração solar e eólica.

  • Em tempo: A Comissão Europeia acredita que a Europa pode reduzir o consumo do combustível fóssil em 15 bilhões de metros cúbicos (m³) este ano, disse Ruud Kempener, chefe adjunto da unidade de segurança energética da DG Energia da Comissão Europeia. Kempener afirmou que os países europeus estavam mais bem preparados para enfrentar a perturbação do abastecimento — e dos preços — causada pela guerra no Irã, uma vez que já possuíam regulamentação em vigor após a crise energética desencadeada pela invasão da Ucrânia pela Rússia, informa a Reuters.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar