Onda de calor histórica provoca mais mortes na Europa

Sete pessoas morrem na França, que registrou o dia mais quente para maio desde 1900; Reino Unido também registra calor recorde para o mês.
27 de maio de 2026
onda de calor reino unido
GraphixMade/Pixabay
Resumo
  • Onda de calor histórica já mata — Só na França, sete pessoas morreram em decorrência do calor extremo no final de semana, entre afogamentos, ataque cardíaco e insolação; dez corredores foram hospitalizados em estado crítico em Paris. O país registrou o dia de maio mais quente desde 1900.
  • Infraestrutura sob pressão — No Reino Unido, a demanda por água colapsou o sistema de abastecimento em partes de Kent e Sussex.
  • Renovável brilha, mas de forma desigual — A energia solar chegou a suprir quase metade da eletricidade britânica, um recorde histórico, e na França os preços chegaram a valores negativos pelo excesso de oferta. Por outro lado, a produção eólica caiu pela falta de ventos por causa da onda de calor.
  • Impulsionadas por uma persistente área de alta pressão e calor intenso, as temperaturas médias na Europa Ocidental criaram condições escaldantes em várias partes do continente. Somente na França, sete óbitos foram relacionados à forte onda de calor.

    Tentando amenizar o calor, cinco pessoas morreram afogadas em lagos, rios e praias francesas no final de semana, informa o Independent. As outras duas vítimas foram um corredor de 53 anos que sofreu um ataque cardíaco em Paris no domingo (24/5) e uma mulher que morreu de insolação durante um evento esportivo em Lyon. Além disso, dez pessoas foram levadas ao hospital em estado crítico após uma corrida em Maisons-Alfort , a sudeste da capital.

    Na 2ª feira (25/5), a França registrou o dia mais quente de maio desde o início das medições, em 1900. As temperaturas variaram de 33°C a 36°C, relata o RFI.

    O Reino Unido também registrou temperatura recorde para o mês, com quase 35°C no sudoeste de Londres – 2°C acima do recorde anterior, destacam BBC e Guardian. “Esse calor seria excepcional no país mesmo em pleno verão, quanto mais em maio”, afirmou o Serviço Meteorológico do Reino Unido.

    A primeira onda de calor do ano provocou escassez de água no território britânico, segundo a Bloomberg. No final de semana, o aumento da demanda por água provocou falhas no sistema de abastecimento do país, deixando cerca de 800 residências nos condados de Kent e Sussex sem água ou com baixa pressão.

    A geração solar chegou a atender quase metade das demandas de eletricidade no Reino Unido – o maior índice já registrado no país, segundo a Organização Nacional de Energia Elétrica (NESO). Já na França, o aumento da produção de energia renovável levou os preços por hora a valores negativos na 3ª feira (26/5). Por outro lado, a onda de calor teve efeito oposto na velocidade dos ventos: a geração eólica na Alemanha, Espanha, Itália e França caiu para 0,5 gigawatt (GW) por volta das 13h. A média anual em 2026 é de 7,4 GW.

    Ontem, o preço da energia para junho subiu 12% – o nível mais alto desde março -, devido a preocupações com a disponibilidade de energia hidrelétrica e cortes na geração nuclear.

    Alertas de “temperaturas extraordinariamente altas para esta época do ano” devem continuar na Europa Ocidental durante toda a semana.

    Folha, CNN, DW, AP, Le Monde, g1 e UOL também repercutiram os impactos da onda de calor na Europa nesta semana.

    Continue lendo

    Assine Nossa Newsletter

    Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

    Em foco

    Aprenda mais sobre

    Entenda as mudanças climáticas

    Você irá compreender os seguintes tópicos: o que é emergência climática sob o ponto de vista científico; quais são as principais implicações das mudanças climáticas no nosso dia a dia; como se constitui a geopolítica do clima; e quais são as possíveis soluções para as
    5 Aulas — 4h Total
    Iniciar