ClimaInfo oferece bolsas-auxílio para produção de reportagens sobre emergência climática no Nordeste brasileiro

Jornalistas e comunicadores selecionados receberão bolsa-reportagem de R$ 8 mil 

O ClimaInfo, organização focada na comunicação da ciência climática e nos debates nacionais e internacionais sobre a mudança do clima, em parceria com a rede de organizações da sociedade civil Observatório do Clima, oferece 12 microbolsas de R$ 8.000,00 cada para a produção de uma reportagem ou de uma série de reportagens online, impressa e/ou audiovisual sobre emergência climática no Nordeste.

Os interessados devem preencher o formulário, disponível no edital no site do ClimaInfo, entre 1º de abril e 25 de abril de 2022, seguindo as regras do edital. A divulgação dos selecionados será realizada em 9 de maio de 2022. Os contemplados deverão ter suas reportagens publicadas em algum veículo de comunicação até o dia 25 de junho de 2022.

O edital “Jornalismo em Mudanças Climáticas – Edição Nordeste” é uma iniciativa promovida pelo Instituto ClimaInfo, com o apoio  do Programa SPIPA(*) através do Instrumento de Parceria da União Europeia e do Ministério Federal Alemão para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU), no contexto da Iniciativa Climática Internacional (IKI). O objetivo é fomentar a produção de materiais jornalísticos de qualidade sobre assuntos de interesse da população diante das consequências das mudanças climáticas já sentidas no dia a dia das pessoas, na economia, na política e nas esferas social e ambiental.

São elegíveis às bolsas jornalistas e comunicadores de todo o país que apresentem sua proposta de grande reportagem ou série de reportagens sobre a emergência climática no Nordeste. O conteúdo proposto deverá ser veiculado em formato de texto, vídeo ou áudio. Os escolhidos deverão participar de uma das três edições do curso gratuito online “Clima e Sustentabilidade na cobertura jornalística”. O curso online será promovido ainda no primeiro semestre de 2022 para Pernambuco (Recife), Ceará (Fortaleza) e Bahia (Salvador). Ao atender a uma das edições, o bolsista deverá comprovar pelo menos 75% de participação no curso.

O ClimaInfo oferece gratuitamente o curso “Clima e Sustentabilidade na cobertura jornalística” para jornalistas e comunicadores interessados na cobertura ambiental e científica sobre o tema. Já foram feitas edições voltadas a profissionais dos estados do Amapá, Amazonas, Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Todas estão disponíveis no canal de YouTube do ClimaInfo.

_______

 

(*) * Strategic Partnerships for the Implementation of the Paris Agreement/ Parcerias Estratégicas para Implementação do Acordo de Paris

 

ClimaInfo, 01 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.