#ClimaSemFake – Aquecimento global e nagacionismo – Prof. Alexandre Costa

 

Aquecimento Global e Negacionismo | Prof. Alexandre Costa

A emergência climática é um dos desafios da humanidade atualmente e envolve a necessidade de adoção de medidas para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Para compreender a situação de crise ambiental é preciso analisar o panorama brasileiro e o mundial. Para esta aula o professor titular da Universidade Estadual do Ceará e do canal “O que você faria se soubesse o que eu sei”, Alexandre Araújo da Costa.

———-

Alexandre Araújo da Costa. é bacharel em Física pela Universidade Federal do Ceará (1992), Mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará (1995), Doutor em Ciências Atmosféricas pela Colorado State University (2000), com Pós-Doutorado pela Universidade de Yale (2004-2005). Foi gerente do Departamento de Meteorologia e Oceanografia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (2005-2008). Colaborou com o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas em seu Primeiro Relatório de Avaliação Nacional (RAN) como autor principal.

Inscreva-se no canal do Professor Alexandre aqui: https://www.youtube.com/c/OQueVoc%C3%… ———-

Acompanhe o papo, que trouxe as seguintes perguntas e temas:

00:00 – Apresentando o assunto do #ClimaSemFake de hoje, e o entrevistado Alexandre Costa 01:12 – Porque que quando as empresas petrolíferas descobriram dados sobre as mudanças climáticas, elas não fizeram nada?

02:56 – O que os dados de um estudo da Exxon Mobil concluiu sobre o aquecimento global

03:50 – Qual foi a recomendação do cientista chefe deste estudo?

04:35 – Como e quem patrocinou o negacionismo climático?

05:30 – A variabilidade climática que traz aquecimento global, é realmente algo natural? O isso também é uma notícia falsa?

06:55 – Qual é a maior estratégia dos negacionistas climáticos? Como conseguimos reverter os seus estragos na sociedade?

07:33 – As dúvidas sobre o funcionamento das energias renováveis são fundadas? Como podemos desmistificar as questões sobre a energia renovável?

09:54 – O que as empresas de energias renováveis tendem à omitir em suas mensagens?

10:29 – Quais são os usos realmente indispensáveis da energia?

10:50 – É possível ter uma transição justa da matriz energética?

———-

O #ClimaSemFake é um programa de entrevistas do Instituto ClimaInfo. Toda semana, a equipe do ClimaInfo entrevista pessoas com muita propriedade em diversos assuntos relacionados a pauta socioambiental e climática. Em tempos de informações rasas, leituras apenas de manchetes e muita “fake news”, vamos nos aprofundar?

———-

Inscreva-se no canal do ClimaInfo, ative o sininho, e nos siga em outras redes sociais, para não perder nenhuma entrevista da nossa série!

Site: https://climainfo.org.br/

Facebook: https://www.facebook.com/climainfo

Twitter: https://twitter.com/ClimaInfoNews

Instagram: https://www.instagram.com/clima.info/

Assine a newsletter: https://climainfo.org.br/assine/