#ClimaSemFake – Crise Hídrica – Américo Sampaio, Engenheiro Sanitarista

 

A água onde você mora está sendo desligada também, e você quer entender porque? A maior parte do Brasil está enfrentando a maior estiagem da sua história, e o volume de chuva dos próximos meses, é o que vai determinar se teremos ou não, um racionamento de energia elétrica este ano, ou no auge da estiagem no ano que vem. Mas enquanto a atual estiagem é tratada por governos e imprensa como uma crise apenas elétrica, as torneiras de diferentes partes do país estão secando, com destaque para o Sudeste. Isso quer dizer que não estamos livres também de um possível racionamento de água. Ou seja, não conseguimos fugir desta situação, então é melhor entendermos o porquê desta crise que nos assola. A Cinthia Leone, jornalista da equipe do Instituto ClimaInfo, entrevistou o engenheiro sanitarista Américo Sampaio sobre o impacto da seca para o abastecimento, como os riscos foram gerenciados nesta crise e o que esperar para os próximos meses, quando o calor força o aumento no consumo de água.

—-

Américo Sampaio é engenheiro sanitarista e trabalhou por 30 anos no setor de pesquisa e desenvolvimento da Sabesp. Ele é também ex-coordenador de Saneamento na Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo e foi responsável pelo plano de contingência estadual na crise hídrica de 2014. Mestre em hidráulica e saneamento, atualmente Sampaio colabora na concepção do futuro Museu Água de São Paulo.

———-

Acompanhe o papo, que trouxe as seguintes perguntas e temas:

00:00 – Introdução ao tema e ao entrevistado, Américo Sampaio

01:40 – Porque estamos mais preocupados com um risco de apagão, ao invés do abastecimento de água, isso quer dizer que há poucos riscos de abastecimento de água na atual crise?

02:25 – Quais regiões brasileiras estão sendo afetadas por esta crise hídrica atual e como as cidades estão lidando com isso?

03:52 – Quais indicadores poderíamos destacar para mostrar o risco de abastecimento de água?

05:25 – Existe fraude no uso de água? E como as fraudes na outorga podem agravar a posição do gestor?

06:48 – Qual a diferença entre a situação atual e a crise hídrica de 2014/2015?

07:47 – A comunicação sobre a gravidade da situação está adequada? As medidas para mitigar o problema estão adequadas?

09:10 – No setor privado, a gestão de risco de falta d’água está sendo mais adequada?

10:23 – O que podemos esperar para os próximos meses? O que ainda dá tempo de fazer neste crise hídrica?

———-

O ClimaSemFake é um programa de entrevistas do Instituto ClimaInfo. Toda semana, a equipe do ClimaInfo entrevista pessoas com muita propriedade em diversos assuntos relacionados a pauta socioambiental e climática. Em tempos de informações rasas, leituras apenas de manchetes e muita “fake news”, vamos nos aprofundar?

———-

Inscreva-se no canal do ClimaInfo, ative o sininho, e nos siga em outras redes sociais, para não perder nenhuma entrevista da nossa série!

Site: https://climainfo.org.br/

Facebook: https://www.facebook.com/climainfo

Twitter: https://twitter.com/ClimaInfoNews

Instagram: https://www.instagram.com/clima.info/

Assine a newsletter: https://climainfo.org.br/assine/