Dashboard – Queimadas Amazônia, Pantanal e Cerrado

09 queimadas amzonia
Porque incluir os dados sobre queimadas no Painel de Controle da crise climática?

Para o meio ambiente e para a saúde humana, queimadas são a pior maneira de “limpar” uma área, mas são usadas em quase todo o país por serem mais baratas.

Na Amazônia, as queimadas são usadas para acabar de limpar uma área recém-desmatada. É importante saber que a floresta é muito úmida e não pega fogo sozinha, nem por acidente. Muito raramente, após uma seca brava, podem acontecer incêndios localizados. Assim, praticamente todas as queimadas na região são propositais.

No Cerrado e no Pantanal, muitas queimadas começam em fazendas para limpeza de pastos e restos de lavouras. Muitas vezes elas saem do controle e acabam se propagando para áreas vizinhas ou, como aconteceu no Pantanal em 2020, destruindo áreas imensas do bioma.

Uma queimada converte o carbono estocado na vegetação em dióxido de carbono e, assim, aumenta o aquecimento global.

 

Como podemos medir as queimadas?

O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) monitora via satélite os focos de incêndio e a área queimada. O gráfico que ilustra este texto mostra, para os últimos anos, a quantidade de focos e a área queimada. Veja que o eixo vertical da esquerda refere-se a milhares de focos e o da direita refere-se à área em milhares de quilômetros.

 

O que podemos prever em relação às queimadas no Brasil?

As queimadas, além de agravarem o aquecimento global, provocam impactos na saúde da população, às vezes a centenas de quilômetros de distância. Os paulistanos se lembram do dia em que o céu escureceu às 3 horas da tarde. Naquela tarde, a fumaça das queimadas da Amazônia viajou milhares de quilômetros até cobrir os céus de São Paulo.

Outro efeito das queimadas é o empobrecimento dos solos, o que ocorre quando o calor afeta os micro-organismos existentes no solo, importantes para a nutrição da vegetação.

 

Metodologia

O monitoramento das queimadas é feito por sensores especiais instalados em satélites que passam diariamente por sobre o território nacional. O Climainfo coleta os dados semanalmente do website do INPE.

 

_____

1 – https://queimadas.dgi.inpe.br/queimadas/portal-static/estatisticas_estados/

2 – https://queimadas.dgi.inpe.br/queimadas/aq1km/

_____

 

ClimaInfo, agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.