Como justificar o aquecimento se está tão frio em outros lugares?

A mudança do clima no planeta é provocada pelo aquecimento global. Atualmente o aumento da temperatura média da Terra já se aproxima de 1,5ºC acima do nível de temperatura anterior à Revolução Industrial, quando a humanidade começou a queimar combustíveis fósseis em larga escala para gerar eletricidade, mover a indústria e os transportes. Esse número é uma média: há lugares onde o aquecimento é ainda maior.

A principal consequência do aquecimento global é deixar o clima mais extremo. Por isso, quando chove, chove muito, provocando enchentes, alagamentos e desbarrancamentos. No Caribe, há mais evaporação do mar e, por consequência, mais umidade na atmosfera para turbinar os furacões.

O mesmo acontece com o frio: suas ondas tornam-se mais intensas – no caso do Brasil, chegando a provocar a morte, por hipotermia, de moradores de rua. No hemisfério Norte, as ondas mais rigorosas intensificam nevascas que paralisam aeroportos e rodovias.

Outra consequência do aquecimento global é que esses eventos extremos estão cada vez mais comuns. Ou seja: ondas de frio rigorosas não surgiram agora e já aconteciam no passado, causando danos e mortes, mas não com tanta frequência como agora.

Outras dúvidas do clima

Veja mais

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Entenda as mudanças climáticas

Você irá compreender os seguintes tópicos: o que é emergência climática sob o ponto de vista científico; quais são as principais implicações das mudanças climáticas no nosso dia a dia; como se constitui a geopolítica do clima; e quais são as possíveis soluções para as
5 Aulas — 4h Total
Iniciar