Quais as principais consequências das mudanças climáticas?

A mudança do clima gera consequências para o meio ambiente e a biodiversidade, para a economia e para a saúde:

• A elevação da temperatura média do planeta coloca em risco a existência de inúmeras espécies e os eventos climáticos extremos decorrentes. Eventos provocados ou intensificados pela mudança do clima, como as queimadas que vimos no Brasil, Los Angeles e Austrália, matam milhares de animais.

• A mudança do clima mexe com o regime de chuvas, tornando as secas mais frequentes e intensas, com sérias consequências sobre a produção agropecuária. Como um dos maiores produtores de alimentos do mundo, o Brasil já vive essa situação, com perdas milionárias causadas pela maior irregularidade do clima.

• Os impactos sobre a saúde são amplos. Ondas de calor, por exemplo, geram estresse térmico. Já inundações propagam doenças como leptospirose, hepatite A, cólera, dengue. Estima-se que ocorrerão 250 mil mortes a mais por ano por causa do aquecimento global.

Outras dúvidas do clima

Veja mais

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar