Brasil em chamas
Última atualização17 de dezembro de 2024
O Brasil pega fogo. As mudanças climáticas, agravadas pelo desmatamento e pelas queimadas, estão pressionando cada vez mais os biomas brasileiros. Com seca e calor intenso aliados a novas táticas de desmate, áreas úmidas como Amazônia e Pantanal, que ainda não se recuperaram de eventos extremos – como a seca em 2023 e o fogo em 2020, respectivamente – têm seu equilíbrio ecológico posto em risco.
Em 2024, a temporada de seca se antecipou em dois meses no Pantanal, marcando a maior estiagem no bioma nos últimos 40 anos e criando um ambiente propício para recordes de incêndios – historicamente, os períodos de maior incidência de fogo ocorrem nos meses de setembro e outubro; na Amazônia, o recorde de chamas se deu no sul do estado do Amazonas, enquanto algumas bacias hidrográficas da região, como a do Javari e do Madeira, apresentaram sinais fortes de estresse hídrico. Já no Cerrado, bioma “acostumado” com o fogo, foi o desmatamento que seguiu em alta, por conta da menor proteção legal do bioma, em comparação com a Amazônia.
A desestruturação dos órgãos ambientais durante o governo anterior e a paralisação parcial de mais de seis meses de funcionários do IBAMA se somam neste panorama de insegurança para os biomas. Além disso, sinais de leniência na aplicação e cobrança de multas levantam a ausência do poder estadual para conter os danos ambientais.
Tendo em vista a importância sistêmica destes três biomas para assegurar não só a qualidade de vida de todos, mas também o compromisso brasileiro com o Acordo de Paris, e com o contínuo aumento do número de queimadas, o Climainfo decidiu criar o Brasil em Chamas, com destaque para os biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal.
Saiba mais
Relacionados
Vídeos
Notícias

Governo federal declara estado de emergência por risco de incêndios em 2025

Estudo mostra desconexão entre políticas climáticas e de saúde pública no Brasil

Dino dá 30 dias para governo federal e estados apresentarem planos contra incêndios florestais

Incêndios no Brasil destruíram área maior que a Itália em 2024

MapBiomas: área queimada no Brasil cresceu 90% em 2024

Incêndios na Amazônia e Pantanal puxam recorde de emissões de carbono em 2024
Sob emergência por fumaça de queimadas, Santarém sofre com mortandade de peixes

Área queimada no Brasil neste ano equivale ao território do Tocantins

INPE: quase 5 milhões de hectares da Amazônia já foram queimados em 2024

Brasil de extremos climáticos: a natureza dá conta de se regenerar?
