Ondas de calor

Ondas de calor

O termo “onda de calor” tem sido usado com maior frequência na mídia, apontando para a realidade das mudanças climáticas: o aumento da temperatura média do planeta. 

Segundo o Ministério da Saúde, ondas de calor são eventos climáticos caracterizados por temperaturas extremamente altas, que superam os níveis esperados para uma determinada região e época do ano. Esses períodos de calor intenso podem durar dias ou semanas e são exacerbados pelo aquecimento global, que tem aumentado tanto a frequência quanto a intensidade do calor em várias partes do mundo.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma onda de calor é caracterizada por um período de pelo menos três dias consecutivos com temperatura máxima 5°C ou mais acima da média histórica para uma região e época do ano. A sensação térmica é exacerbada em espaços urbanos, onde se formam “ilhas de calor” devido à concentração de edifícios, concreto e asfalto (que retêm mais calor).

Pelo aumento excessivo da temperatura e por sua duração, uma onda de calor pode gerar danos sérios à saúde. Nos últimos anos, em várias partes do planeta, governos e autoridades locais já fecharam escolas, monumentos históricos e até mesmo decretaram  feriados para tentar reduzir a exposição das pessoas às altas temperaturas. Outra ação já promovida envolve a mudança de horários de atividades profissionais realizadas ao ar livre.  

Confira as notícias mais recentes sobre o tema: 

Saiba mais

Relacionados

Vídeos

Notícias

Carregar Mais