Secas extremas
O ciclo da água está diretamente ligado ao clima. Logo, as mudanças climáticas mudam também o regime de chuvas, o que pode provocar o aumento de eventos extremos, como inundações e longos períodos de seca.
O Brasil já sofre com o aumento de áreas de estiagem, com a ciência registrando pela primeira vez, em 2023, áreas desertificadas. Uma análise feita por cientistas do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do INPE mostrou que a intensificação da mudança climática associada à perda de vegetação natural está tornando áreas do Semiárido ainda mais secas, com a disponibilidade de água em condições similares às encontradas em regiões desérticas.
Outra análise do Cemaden, esta abrangendo todo o território nacional e tomando como base em dados históricos e da situação atual, destacou que muitos municípios enfrentaram condições de seca por 12 meses consecutivos entre 2023 e 2024. “Além de sua intensidade, esta seca já se configura como uma das mais longas das últimas décadas”, apontou o documento.
As regiões Norte e Nordeste são as mais vulneráveis, com a região amazônica ainda mais ameaçada. “Por causa da elevação das temperaturas e da diminuição de chuvas na região, a Amazônia pode sofrer secas que causarão uma frenagem no processo de regeneração florestal, perda de biodiversidade e, possivelmente, extinção de espécies”, informou a Unicef, com dados da WWF.
Cada vez mais frequentes, as secas podem reduzir as colheitas e afetar a produção de alimentos, impactando diretamente setores econômicos e a saúde da população – principalmente a dos mais vulneráveis. As estiagens cada vez mais longas também afetam o nível de rios e aumentam o risco de incêndios florestais.
Nesta página, reunimos notícias e análises sobre o tópico secas extremas. Tem dúvidas? Consulte nossa página de Dúvidas do Clima ou entre em contato conosco pelos nossos canais de comunicação.
Saiba mais
Relacionados
Vídeos
Notícias

Cidades enfrentam oscilações entre tempestades e secas

Desmatamento da Amazônia desregula regime de chuvas na região, confirma estudo

Sede da COP30, Pará teve maior número de cidades castigadas por calor extremo em 2024

Bacia do rio Paraguai tem volume de chuvas similar ao semiárido em 2024

Terras áridas agora cobrem 40% do solos do planeta, excluindo a Antártica

Seca impõe escassez hídrica em cinco grandes bacias hidrográficas no Brasil

Mundo precisa investir US$ 1 bilhão por dia contra a desertificação

Nível de rios amazônicos começa a subir depois de seca recorde

Copernicus: 2024 deve ser o ano mais quente da história e o primeiro com média acima de 1,5°C de aquecimento

Mesmo com tempestades, EUA registram o outubro mais seco em dois séculos
